A Presidência da República, através da Casa Civil, nomeou a médica Rosana Leite de Melo como secretária extraordinária de enfrentamento à Covid-19 do Ministério da Saúde. Assinada pelo ministro chefe da Casa Civil, Luiz Eduardo Ramos, a nomeação foi publicada no Diário Oficial da União nesta quinta-feira (17).
Graduada em medicina pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Rosana possui residência em cirurgia geral e em oncologia, e faz parte do Conselho Regional de Medicina do Mato Grosso do Sul desde 2013. Até então, ela também era diretora do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul
Rosana Leite assume após imbróglio envolvendo a médica infectologista Luana Araújo, que chegou a ser anunciada após a criação do cargo pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. Após 10 dias na função, houve uma desistência por parte do governo e Luana não foi nomeada.
Marcelo Queiroga se contradisse e deu duas versões distintas sobre o caso. No seu primeiro depoimento à CPI da covid, em 26 de maio, o ministro deu a entender que o nome de Luana Araújo não havia sido oficializado por questões políticas. Ele disse que eram necessárias “validação técnica” e “validação política” para a nomeação.
Contudo, no seu segundo depoimento, no dia 08 de junho, o paraibano declarou que a decisão de não nomear a infectologista havia partido dele, e que ela não traria “a conciliação entre os médicos” que ele julga necessária.







