A Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) da Presidência estuda um modelo de certificação digital para garantir a auditagem do sistema de urna eletrônica, sem a necessidade da impressão do voto.
Um interlocutor envolvido no projeto diz que o custo de implementação seria baixo, pois o modelo usaria tecnologia de token, já disseminada no Judiciário e no Sistema Financeiro Nacional.
“Cada voto, individual, torna-se um documento digital. Bastaria acoplar às urnas um token de certificação”, defende a fonte. A ideia também é que a auditoria seja feita pelo Tribunal de Contas da União, e não pelo Tribunal Superior Eleitoral, órgão máximo da Justiça Eleitoral.
Qualquer mudança, porém, dependeria da aprovação pelo Congresso de uma Proposta de Emenda Constitucional.
O blog acredita que não existe qualquer impedimento para isso, pelo contrário. É bom para deixar de uma vez por todas bem claro que a eleição não será fraudada. Bom para o governo e bom para a oposição.
Melhor ainda para a democracia.
É isso.
DESCULPA PRONTA
Por falar em eleição, já está claro que, se perder, Bolsonaro vai dizer que a “eleição foi fraudada”. Ele repetiu o argumento hoje, em conversa com apoiadores na chegada ao Palácio da Alvorada. “Se o cara [Lula] voltar, só volta na fraude. “Imagine quem será o ministro da Educação? Volta o Haddad?”, afirmou o presidente da República.

MARKETING
Nessa semana, Bolsonaro falou em Lula três vezes. Com isso já está provado que seu discurso é apostar mesmo na polarização e enterrar a possibilidade de uma terceira via. A mesma coisa faz Lula. Quem lembra?
PITONISA
O blog já disse e essa coluna também. O melhor adversário para Bolsonaro é o ex-presidente do PT. Por sua vez, Lula aposta na mesma toada. Ele quer Bolsonaro como seu adversário no segundo turno. Como a eleição não pode dar empate, alguns estão avaliando mal o cenário de 2022.
INCOERÊNCIA
Líderes de partidos de esquerda como Guilherme Boulos (PSOL), e Tulio Gadelha (PDT), reuniram-se e foram criticados após postarem nas redes sociais uma foto na qual não usavam máscara de proteção contra a Covid-19. O encontro ocorreu às vésperas das manifestações pelo impeachment do presidente Jair Bolsonaro, previstas para este sábado (29) em mais de 110 cidades, incluindo as 27 capitais brasileiras.

MARCHA À RÉ
Após a repercussão negativa, Boulos disse em suas redes sociais que todos usaram máscaras durante todo o encontro. “Tiramos apenas no momento de tomar o café, quando a foto foi tirada. Vi críticas aqui sobre o exemplo que isso transmite. Estão corretas. Faltou esse cuidado. Obrigado pelo toque”, afirmou.
PAPARICADO
Geraldo Alckmin foi a grande estrela do jantar promovido ontem em São Paulo pela Esfera, empresa recém-criada com o objetivo de aproximar lideranças públicas e privadas. Não era o homenageado da noite (posição que pertencia a deputada Margarete Coelho), mas recebeu elogios rasgados de Ciro Nogueira em seu discurso.
CORAÇÃO DE MÃE
Ao ser perguntado se tinha espaço para o Alckmin no partido, Ciro respondeu que “o coração do PP é grande”. Já Alckmin, que tem conversado com outras legendas depois da filiação de Rodrigo Garcia ao PSDB, desconversou: “Ele foi generoso”.
DUELO BRASILEIRO
Os brasileiros Fernandinho e Thiago Silva se enfrentam neste sábado (29) por um título inédito na vitoriosa carreira de ambos: a Champions League. A final do torneio entre os ingleses Manchester City e Chelsea será realizada às 16h, no Estádio do Dragão, em Porto (Portugal). A partida será transmitida na TV fechada pela TNT e na internet, via streaming gratuito da TNT Sports, no Facebook.

INFERNO ASTRAL
Fora da final da Champions, já que seu time, o PSG, foi derrotado pelo Manchester City nas semifinais, Neymar parece estar em seu “inferno astral”. Poucos dias depois de ser criticado por jantar no Paris 6 em plena pandemia da Covid-19, o jogador do PSG teve seu nome vinculado a uma acusação de assédio sexual. De acordo com informações do The Wall Street Journal, o atleta teria tentado forçar uma funcionária da Nike a fazer sexo oral.
SÃO JOÃO
Sem alarde e somente com um ou outro aviso prévio nas redes sociais, Gilberto Gil lança álbum, São João em Araras – Ao vivo, nesta sexta-feira (28), em edição da Gegê Produções Artísticas. Como o título já indica, trata-se de disco direcionado para o circuito das festas juninas que, antes da pandemia, agitavam o nordeste do Brasil e, por enquanto, estão sendo promovidas de forma virtual. A gravação do álbum São João em Araras é inédita, mas tem origem em disco e show lançados por Gil há 11 anos.

PROJETO
Pernambuco iniciou estudos de viabilidade técnica e econômica para implantação de uma planta de produção de hidrogênio verde no Porto de Suape. O projeto é da empresa Qair Brasil, de origem francesa, que tem como principal atividade a produção independente de energia elétrica a partir de fontes alternativas.
HIDROGÊNIO
A iniciativa, nomeada de Planta de Hidrogênio Verde Pernambuco, prevê a instalação de quatro conjuntos de eletrolisadores de água em áreas localizadas no Porto de Suape, em quatro fases de implantação. Quando consolidado, o empreendimento pode vir a se transformar no segundo maior da história do Estado.
FOTO DO DIA
