Do G1 – Cinco pernambucanos de uma mesma família se envolveram num acidente de carro na província de Almería, no Sudeste da Espanha. Na batida, um deles morreu — um estudante de 23 anos — e três sofreram fraturas. Um idoso de 73 anos, que estava em outro veículo, também faleceu.
O acidente aconteceu na terça-feira (30). Nesta segunda-feira (5), em entrevista ao g1, o pastor Osvir Thomaz, amigo da família, contou que o grupo viajava de Madri, capital da Espanha, para passar o réveillon na cidade de Vera, município no litoral do país.
O grupo permaneceria na Europa até a quarta-feira (7). No carro em que estavam os pernambucanos também havia uma mulher grávida de cinco meses, irmã do jovem morto. Ela foi resgatada sem ferimentos nem complicações com a gestação.
Amigo próximo e pastor da igreja que a família frequentava, Osvir Thomaz contou que o jovem morto no acidente se chamava Daniel de Paula Caetano. Ele era estudante de administração na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A família mora no bairro de Piedade em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife.
“Eles estavam indo passar o réveillon na região de praia lá na Espanha, em Vera. Nesse trajeto para lá, em Almería, a 100 quilômetros de Madri, um carro que vinha na mão contrária — era uma pista de mão dupla — saiu da pista e pegou ele de frente. […] Um senhor de 73 anos, que estava ao volante, também faleceu”, contou o pastor.
O acidente foi noticiado pelo portal espanhol La Voz de Almería. Segundo o jornal, o idoso de 73 anos viajava sozinho. A Guarda Civil, equipes de saúde e bombeiros atuaram no local para atender os feridos e retirar pessoas presas às ferragens.

As vítimas brasileiras foram identificadas como:
Daniel de Paula Caetano, 23 anos, estudante de administração na UFPE. Morreu no acidente;
Abraão Caetano, 57 anos, pai de Daniel e suboficial da Aeronáutica. Sofreu múltiplas fraturas e segue internado em Almería;
Rebekah de Paula, dentista, grávida de 5 meses, irmã de Daniel. Não se feriu nem sofreu complicações com a gravidez;
Célia de Paula Caetano, mãe de Daniel. Teve fratura de vértebra e recebeu alta hospitalar;
Gabriela Bayo, namorada de Daniel. Sofreu fratura no esterno e de vértebra. Também segue internada em Almería.
Além de pastor da Igreja Vem, onde a família de Daniel congregava, Osvir Thomaz contou que também serviu à Aeronáutica com Abraão Caetano e que acompanhou o crescimento de Daniel, que era melhor amigo de seu filho.
“Daniel era músico da igreja, baterista, tecladista, multinstrumentista, um menino muito talentoso. […] Está todo mundo muito consternado. Daniel frequentava a minha casa, estudou com meu filho boa parte da vida, só na faculdade que cada um foi seguir seu caminho”, disse o pastor.
A família ainda aguarda para decidir se o corpo de Daniel será transferido ao Brasil ou se o velório e sepultamento serão realizados na Espanha, já que Abraão Caetano segue internado e aguarda cirurgia, sem previsão de alta.
“Ele [Abraão] depende de UTI aérea para retornar. Até sábado, eu estava providenciando a UTI, mas ele não tinha condições de voar por causa da fratura de pélvis, que é muito séria. Ele vai fazer a cirurgia na sexta-feira, dia 9”, explicou.
O irmão mais velho de Daniel, que também estava na Espanha no dia do acidente, permanece no país europeu para dar suporte à família.
“Ele é quem está cuidando das coisas. Não estava no carro porque estava retornando no dia 31, ia passar réveillon no Brasil. Estava em Madri com a esposa para voltar quando aconteceu o acidente”, contextualizou Osvir Thomaz.








