Por G1 – Um incêndio atingiu a estátua de Borba Gato, na Zona Sul de São Paulo, na tarde deste sábado (24). Nas redes sociais, há relatos de que houve um ataque ao monumento, relacionado ao papel do bandeirante Borba Gato na caça e escravidão de índios e negros. De acordo com a Polícia Militar, ninguém foi preso e não há manifestação no local.
Em 2020, crânios foram colocados ao lado de monumentos de bandeirantes para ressignificar história de São Paulo. Bandeirantes como Borba Gato desbravaram territórios no interior do país e capturaram e escravizaram indígenas e negros. Isso quando não os matavam em confrontos que acabaram por dizimar etnias, segundo historiadores. Também estupraram e traficaram mulheres indígenas, além de roubar minas de metais preciosos nos arredores das aldeias, conforme o livro “Vida e Morte do Bandeirante”, de Alcântara Machado.
A SPTrans informa que 15 linhas de ônibus que passam pela Avenida Adolfo Pinheiro com a Rua Bela Vista, na Praça Augusto Tortorelo de Araújo, 2.590, em Santo Amaro, Zona Sul, estão sendo desviadas desde as 13h50 deste sábado, 24 de julho, em razão de interferência na via.







