EXCLUSIVO, Por Ricardo Antunes – As revelações envolvendo as creches conveniadas à gestão de João Campos (PSB) no Recife, já apelidadas de Escândalo das Creches, evidenciam cada vez mais a influência de políticos da Frente Popular no credenciamento e na distribuição das vagas destinadas à Primeira Infância na capital recifense.
Após este blog revelar que Jaciara Vieira Gomes de Melo, dona de dois institutos e condenada por estelionato e falsidade ideológica, possui estreitas ligações pessoais com o grupo político do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos), através da prefeita de Camaragibe, Nadegi Queiroz (Republicanos), novas informações indicam que o esquema é ainda maior.
Além das duas associações de Jaciara, suas duas filhas também possuem creches privadas abertas recentemente. Talita Vieira Gomes de Melo é proprietária da Associação Mãe Rainha, e Tamires Vieira Gomes de Melo inaugurou, em março deste ano, o Centro de Progressão Nossa Senhora da Conceição.
A família aparece em diversas fotos nas redes sociais ao lado de Nadegi Queiroz, do deputado estadual João de Nadegi (Republicanos) e de Flávia Queiroz, candidata a vereadora do Recife e filha da prefeita de Camaragibe. Esses registros incluem festas de aniversário e casamentos, mostrando uma proximidade significativa entre eles.

Hoje, inclusive, está prevista a inauguração do comitê de campanha de Flávia, também conhecida como Flávia de Nadegi, com a presença do prefeito João Campos. Flávia é uma das apostas do prefeito para a chapa da Federação PT-PV-PcdoB e pode ameaçar as vagas de candidatos com mandato, como Liana Cirne (PT), Cida Pedrosa (PCdoB) e Marco Aurélio Medeiros (PV).
A entrega das creches ao grupo de Silvio Costa Filho, que tem ligação com o setor educacional, pode ser mais um acerto estratégico de João Campos para 2026, quando ele planeja se candidatar ao governo de Pernambuco, com Silvio Filho como candidato ao Senado.
As entidades privadas de Jaciara (Nossa Senhora das Graças e Nossa Senhora Aparecida) e de sua filha Talita (Mãe Rainha) já foram credenciadas pela gestão João Campos para oferecer vagas em creches, parte no final de 2023 e parte no início deste ano, recebendo um total de R$ 6,4 milhões dos cofres públicos municipais (com parte dos recursos sendo federais, via Fundeb). As unidades de Jaciara e Talita estão localizadas em Jardim São Paulo, Areias, Jiquiá, Várzea, Afogados e Rosarinho. A unidade no Jiquiá, pertencente a Jaciara, por exemplo, recebeu R$ 77 mil do Fundeb, mas permanece fechada, sendo um imóvel residencial sem qualquer estrutura para abrigar uma creche.
O instituto da segunda filha, Tamires, foi aberto em março deste ano e ainda não foi credenciado pela Prefeitura do Recife, mas segue o mesmo padrão dos demais.
O OUTRO LADO
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, negou nesta terça-feira, 3, as alegações de que teria indicado gestores para o programa Infância na Creche. Em resposta às notícias veiculadas, o ministro esclareceu que as informações são inverídicas, reiterando que não participou do processo de indicação.
A assessoria do prefeito João Campos não retornou nossos telefonemas. E a prefeitura de Camaragibe continua em um silêncio abissal. Assim que se manifestarem essa matéria será atualizada.