Por Ricardo Antunes — A sucessão do presidente da OAB- PE, Bruno Baptista, ganhou um novo componente, hoje (02), que caiu como uma “bomba” entre os advogados pernambucanos.
Lideranças como os ex-presidentes, Pedro Henrique, Jayme Asfora e Henrique Mariano, romperam com o Bruno Baptista e não vão mais apoiar o candidato Fernando Ribeiro. Ribeiro foi lançado como candidato da situação.
Segundo informações apuradas pela coluna, os ex-presidentes se reuniram com Luciana Brasileiro para tentar lançar uma terceira via na sucessão de novembro. A oposição já lançou a candidatura do jovem advogado, Almir Reis, que tem crescido nas últimas semanas.
O motivo da discórdia atende pelo nome do ex-presidente Ronnie Duarte. Ele teria escolhido e feito pressão pelo nome do atual presidente da Caape (Caixa de Assistência dos Advogados de Pernambuco), Fernando Ribeiro. O próprio Jayme Asfora já tinha deixado clara sua insatisfação com o processo sucessório em artigo num jornal local.
Bruno aceitou a imposição do nome de Fernando o que teria contrariado parte do grupo que ainda não decidiu o que fazer.

A vice-presidente da OAB, Ingrid Zanella, tinha a simpatia da maioria dos ex-presidentes que não gostaram de Ronnie ter imposto o nome de Duarte.
“A verdade é que o atual presidente conduziu muito mal a atual sucessão e não fez um processo transparente”, disse um ex-presidente ouvido pelo blog.
Outro fator que causou irritação no grupo foi o fato de duas pesquisas internas terem apontado o nome de Ingrid Zanella como a melhor alternativa. Bruno Baptista e Ronnie Duarte, no entanto, não levaram em consideração esse fato e fizeram o contrário.
Se não encontrarem um nome que chamaram de “competitivo”, alguns deles podem até mesmo apoiar o candidato da oposição, Almir Reis, que está em campanha 24 horas por dia e tem crescido nas pesquisas internas da própria OAB. Seria o “troco” que eles dariam a Bruno Baptista e ao próprio ex-presidente, Ronnie Duarte. “Eles foram desleais conosco”, disse outro advogado ligado ao grupo. A coluna já deixou recado com a assessoria de imprensa da OAB, mas até o fechamento da coluna não obteve retorno.
DIÁLOGO
No discurso de reabertura dos trabalhos do Judiciário, Luiz Fux disse que ainda há espaço para o diálogo, mas é preciso compromisso real. “Como protagonistas de nossos tempos, não olvidemos que o maior símbolo da democracia é o diálogo. Nunca é tarde para o diálogo e para a razão.”

ALERTA
O presidente do Supremo, que tem articulado encontros com Jair Bolsonaro, ressalta que “palavras voam, ações fortificam”. A frase lembra outra, escrita por Michel Temer a Dilma Rousseff na célebre carta de rompimento: “As palavras voam, os escritos permanecem”. É um alerta.
CENTRÃO
No entanto, o presidente continua seus ataques aos ministros da Corte. Diálogo mesmo, só com o Centrão. Hoje, Bolsonaro voltou a defender sua proximidade com o grupo em entrevista à rádio ABC de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul. Bolsonaro disse que é impossível governar sem o bloco partidário e voltou a dizer que é do Centrão.
VIRALIZOU
Os Jogos de Tóquio estão “bombando” nas redes sociais. Nesta semana, o Brasil ficou no top 5 de países que mais comentam sobre as Olimpíadas no Facebook e sobre atletas brasileiros que configuram entre alguns dos nomes mais mencionados globalmente, tanto no “Insta” quanto no “Face”: Rayssa Fadinha Leal, o fenômeno olímpico, como se sabe, ganhou quatro milhões de seguidores no Instagram, um crescimento de 345%.

FAMA
Ítalo Ferreira foi um dos atletas mais mencionados no Insta: após a medalha de ouro no surfe, ele conquistou um milhão de novos seguidores, Rebeca Andrade, após a medalha de prata, dobrou o número de seguidores. Já Kelvin Hoefler, assim como Italo, foi um dos atletas brasileiros mais mencionados na rede mundial.
FAKE NEWS
O senador Renan Calheiros (MDB-AL), relator da CPI da Covid no Senado, apresentou requerimento para pedir a quebra do sigilo bancário do grupo Jovem Pan, por ser “grande disseminador de fake news” sobre a pandemia de covid-19.
LIBERDADE
A emissora disse que “pedidos do gênero são injustificáveis” e divulgou nota de repúdio acusando o parlamentar de tentar “cercear a liberdade de imprensa” no país.

ENTENDA
Quem resumiu bem o imbloglio foi Mario Sabino: “Sou jornalista, não torcedor de partido, e o fato de ser vilipendiado pelos bolsonaristas não me impede de verificar que a base legal para o pedido de quebra de sigilo bancário da Jovem Pan é nenhuma. Levantar o sigilo de um veículo de comunicação para tentar chegar a uma pessoa física é simplesmente absurdo.
FICOU CLARO?
“Se a pessoa em questão é suspeita de alguma transferência ilegal para a Jovem Pan, que se quebre, então, o sigilo dela, não da rádio, em primeiro lugar. Se a Jovem Pan teve o seu faturamento indevidamente aumentado com verbas de publicidade oficiais desde 2018, o certo a fazer é destrinchar o orçamento da Secom e inquirir o responsável, antes de mais nada”. Simples, não?
GONZAGÃO I
No dia 2 agosto de 1989, os pernambucanos foram surpreendidos com a triste notícia da morte do cantor e compositor Luiz Lua Gonzaga, o Rei do Baião. “Gonzagão é o mais importante artista popular de nosso Estado, tendo feito extraordinário sucesso em todo o País, durante mais de quarenta anos”
GONZAGÃO II
Nascido em Exu, no dia 13 de dezembro de 1912, Gonzagão conquistou milhões de fãs, com centenas de sucessos, que são cantados e regravados pelos mais importantes artistas populares.
FOTO DO DIA:








