Da Redação do Blog – O Porto de Suape, no litoral sul, e o Porto Digital, no Recife, são duas das alavancas que continuarão impulsionando o desenvolvimento de Pernambuco, destacou o secretário de Desenvolvimento do governo do estado, Guilherme Cavalcanti, ao participar, nesta segunda-feira (9), no Novotel Marina Recife, no Cais de Santa Rita, dos Seminários Facto 2025.
Segundo ele, “Suape é a principal infraestrutura logística apta ao crescimento do Brasil” e não só de Pernambuco. Relatou que em giro recente por países do Oriente Médio, junto com o Consórcio Nordeste, estados como Piauí e Rio Grande do Norte apresentaram como candidatos aos volumosos petrodólares disponíveis para investimentos projetos de portos ainda a serem erguidos, enquanto ele tinha Suape no portfólio.
Guilherme Cavalcanti lembrou que, além da infraestrutura logística de Suape e da amplitude do Porto Digital, que abriga mais de 350 empresas de TI (Tecnologia da Informação) e da economia criativa, Pernambuco tem destaque também na formação de capital humano, pela excelência do ensino universitário. “Os médicos vêm fazer residência aqui e também os engenheiros vêm completar sua formação”, pontuou.

Outro participante do painel sobre desenvolvimento econômico, o presidente da Empetur, Eduardo Loyo, informou que a receita do turismo em Pernambuco cresceu 8% no primeiro trimestre em relação a igual período de 2024 e foi 53,1% maior em 2024 comparativamente a 2019, período da pandemia.
Revelou que a Empetur capacitou 20,4 mil agentes de turismo no ano passado e metade disso – 10.288 – somente nos primeiros cinco meses do ano. Ressaltou, ainda, que o Aeroporto Internacional dos Guararapes é o terminal aéreo mais movimentado do Nordeste, superior a Fortaleza e Salvador.
A uma intervenção do presidente da Fiepe (Federação das Indústrias de Pernambuco), Bruno Veloso, moderador do painel, Loyo afirmou que uma das prioridades da Empetur é fomentar o turismo na capital, evitando concentração de hospedagens de terça a quinta-feira e em seguida deslocamentos para o litoral.
Mencionou o Cais do Sertão, no Recife Antigo, a Oficina Brennand e a praia de Boa Viagem, na Zona Sul, como atrativos para maior permanência dos visitantes na cidade.