Com informações da Assessoria de Imprensa — Garantir a saúde das pessoas é um princípio fundamental para qualquer pensamento progressista, alinhada nos ideais de uma cidade inteligente e sustentável. Diante disso, o pré-candidato a prefeito de Olinda, Guto Santa Cruz (PDT) cumpre sua missão de manter o legado de sua família sempre vivo: a luta pelos direitos humanos. Ele foi ouvir as necessidades da população de Aguazinha, que durante anos enfrentou as dificuldades do antigo aterro sanitário na região, ocasionando danos à saúde humana. Guto esteve acompanhado dos pré-candidatos a vereadores Abiezer e Sandra.
Neste bairro, que já foi local do antigo aterro sanitário de Aguazinha, fechado em 2017, localizado na Segunda Perimetral Norte, Guto Santa Cruz enfatizou a importância de políticas públicas e sociais e sanitárias, em uma qualificação eficiente principalmente para as famílias dos ex-catadores que vivem no entorno do antigo aterro sanitário, em um período de altas taxas de desempregados no país.

Assistencialismo
Para Guto Santa Cruz, os ex-catadores sofreram diversos impactos, como a contaminação de água e solo, provocados por metais pesados; a eliminação de gases de forma irresponsável, que provocaram problemas respiratórios em pessoas que moram no entorno do antigo aterro; e os vetores: como animais atraídos, que se alimentaram daquele material contaminado e que propagaram doenças para a comunidade, deixando claro a importância do direito à causa de defesa dos animais em Olinda.
A população de Olinda ainda carece de um serviço eficiente. Ouvindo a população, Guto reforça o cuidado à atenção básica nas principais comunidades que sofrem com o dilema e sofrimento na marcação de uma consulta para um médico, evitando o desgaste das pessoas em aguardar um atendimento médico. Ele também observa que a cidade precisa de um aumento do número de postos de saúde, após uma auditoria nas contas do município.