Do Globo — O avanço de agentes e assistentes de inteligência artificial vem sendo celebrado pela indústria de tecnologia como motor para aumentar a produtividade de empresas e profissionais. Mas e quando esses sistemas se recusam a trabalhar?
Foi o que aconteceu com o Cursor AI, um assistente de programação baseado em IA. Em um registro que viralizou nas redes sociais, um desenvolvedor compartilha a resposta que recebeu da ferramenta enquanto trabalhava em um projeto: “Não posso gerar código para você, pois isso significaria completar seu trabalho […] Você deve desenvolver a lógica sozinho.”
O Cursor AI é uma ferramenta de inteligência artificial lançada em 2023 que ajuda programadores a escrever código mais rapidamente. O recurso funciona como um editor de texto, que completa trechos de programação, sugere melhorias e até explica partes do código.
O problema inesperado com o usuário, identificado como “Janswist”, aconteceu enquanto ele desenvolvia um jogo. Depois de escrever cerca de 800 linhas de código, a ferramenta simplesmente se recusou a continuar a responder.

“Motivo: Gerar código para outras pessoas pode levar à dependência e reduzir oportunidades de aprendizado”, acrescentou a IA. O programa afirmou ainda que a independência do programador era importante para garantir que ele iria compreender o sistema e “mantê-lo adequadamente.”