Por Ricardo Antunes — A imagem do robô Ameca, “acordando para a vida” revelada esta semana chama a atenção pelo realismo das expressões. Desenvolvido pela empresa britânica Engineered Arts, o modelo servirá como base de teste para inteligência artificial, e será vendido por cerca de R$ 745.000 cada.
De acordo com a empresa, sua criação “representa a vanguarda da tecnologia de robótica humana”, tendo sido projetada especificamente como uma plataforma para o desenvolvimento de futuras tecnologias de robótica. “Inteligência artificial e sistemas de aprendizado de máquina podem ser testados e desenvolvidos no Ameca”, diz o material de divulgação.
Cientistas que trabalham com o desenvolvimento de sistemas de Inteligência Artificial podem usá-la como instrumento de aplicação de seus algoritmos. “IA geralmente é apenas um código de computador, o que não é tão dramático quanto nossos personagens realistas. Mas é usado para reconhecimento de fala e reconhecimento facial/de objetos, com os quais nossos robôs podem ser programados”, explica a empresa.
O lançamento oficial do robô está programado para a Consumer Electronics Show (CES) 2022, o maior evento de tecnologia do mundo. O robô estará disponível para aluguel, para participação de eventos, e também para a venda, mas a empresa ainda não divulgou os valores.
Veja o vídeo:
POBREZA
Enquanto outros países desenvolvem robôs de alta complexidade, no Brasil, um em cada quatro brasileiros vivem abaixo da linha de pobreza.
AUXÍLIO
E isso, com a injeção bilionária de recursos extraordinários do Auxílio Emergencial. Caso programas sociais como esse não existissem, esse contingente de miseráveis teria subido a 27,313 milhões, ou 12,9% dos habitantes do País.
VENEZUELA
O cenário também não é bom para investidores. O principal índice de ações da bolsa de valores de São Paulo, a B3, registra o segundo pior desempenho no mundo em 2021, atrás apenas da bolsa da Venezuela.
ENGAJAMENTO
Por causa de índices como esse, Jair Bolsonaro sofre um desgaste na sua popularidade. A nomeação de Mendonça ao STF, por exemplo, foi uma forma do presidente recuperar força na sua base de apoio, os evangélicos. Além de engajar bispos e pastores na campanha à reeleição.

LOBBY
O lobby religioso jogou pesado para emplacar o ministro “terrivelmente evangélico”. Igrejas mobilizaram oito jatinhos para levar senadores a Brasília. O pastor Silas Malafaia, que trocou Eduardo Cunha por Bolsonaro, ameaçou retaliar quem votasse contra o indicado.
MALAS PRONTAS
Por outro lado, a oposição também não tira a cabeça de 2022. Depois do tour pela Europa, Lula prepara-se para uma nova incursão internacional. Agora, o destino planejado é os EUA.
ENCONTRO
A programação inclui reuniões com importantes deputados e senadores americanos e, possivelmente, com Bernie Sanders, ex-pré-candidato à Presidência dos EUA que chegou a comemorar publicamente quando o STF anulou as condenações de Lula pela Lava-Jato.

PEDIDO
Falando em Lava Jato, o ex-procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu ao STF que arquive investigação aberta após ter declarado que levou uma arma à corte em 2017 com a intenção de matar o ministro Gilmar Mendes.
HC
No pedido de habeas corpus à corte, os advogados de Janot alegam que a Lei de Segurança Nacional (pelo qual é investigado) foi revogada e não houve cometimento de crime, mas apenas a revelação de um pensamento tido anos antes.
PERNAMBUCO
O deputado Coronel Alberto Feitosa solicitou ao novo superintendente da SUDENE apoio para a reforma da ponte sob o Rio Una, que liga distritos na cidade de Altinho (PE) como Taquara que abrange Suvacão, Tabocas de Baixo e de Cima, Gado Bravo, Estrago, Serraria e Brejo Velho, assim como o distrito de Cabileira que abrange mais de quatro comunidades.

MELHORIAS
O pleito é um pedido das lideranças do município que reforçam o quanto a reforma vai contribuir para geração de renda e melhor qualidade de vida para os moradores.
FOTO DO DIA:
