Com informações da Assessoria de Imprensa
Inovações Tecnológicas no Mundo sem Fronteiras é tema de segunda edição do InovaFundaj
Presidente do Fundo Google de Inovação, João Palmeiro, será o palestrante da próxima edição, que será realizada no dia 17 deste mês, às 19h, no campus Derby da Fundaj
A segunda edição do InovaFundaj tratará sobre o tema Inovações Tecnológicas no Mundo Sem Fronteiras: Perspectivas, Diálogos e Contemporaneidade. A programação é uma iniciativa da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), por meio da sua Coordenação-Geral de Cooperação e Estudos de Inovação (Cginov), da Diretoria de Formação Profissional e Inovação (Difor). Dessa vez, quem comanda a palestra é o presidente do Fundo Google de Inovação, João Palmeiro. O evento é gratuito e acontecerá na sala Aloísio Magalhães, no campus do Derby da Fundaj, no dia 17 deste mês, às 19h. As inscrições devem ser realizadas pelo link https://bit.ly/2OEph3X
Para o presidente da Fundação Joaquim Nabuco, Antônio Campos, esse ciclo de palestras do InovaFundaj, iniciado no dia 7 deste mês com o ministro do Tribunal de Conta das União (TCU), Augusto Nardes, abre as portas da instituição para debates urgentes na sociedade. “Estamos trazendo temas atuais, que precisam ser debatidos. Falamos sobre governança, instrumento necessário para a transparência na gestão pública. Agora vamos tratar das inovações tecnológicas, nesse mundo cada vez mais conectado”, ressalta.

O diretor de diretor de Formação Profissional e Inovação (Difor) da Fundaj, Wagner Maciel, destaca que a palestra desta segunda edição abordará o mundo atual e contemporâneo. “Serão vistos a a partir das suas transformações tecnológicas que mudaram os hábitos e a vida de todos. Em especial, o conteúdo falará dos impactos para a sociedade e para a administração pública.”
O palestrante desta edição, João Palmeiro, reitera a necessidade de discutir o tema pela razão de que a tecnologia não deixa ninguém de fora. Segundo ele, pessoas, organizações e Estados criam condições para um verdadeiro caos dialogal com um nível de complexidade, que embora pareça simples, é bastante elaborado.
“Na Europa estão a preparar soluções tecnológicas de tradução automática, como modelo entrópico para fazer fruir todo um continente, toda uma sociedade dos benefícios de acesso cultural e de compreensão da informação em todas as suas dimensões, sejam políticas econômicas e sociais”, ressaltou Palmeiro, que é jornalista e presidente da Associação Portuguesa de Imprensa.
Palmeiro explica que não se deve lamentar que os efeitos da tecnologia ultrapassem as capacidades humanas. “As experiências que temos tido com os algoritmos aconselham que formulemos estas questões emergentes com urgência e o mais depressa possível em dialogo com o outro”, afirma.
Em sua segunda palestra, o InovaFundaj busca promover encontros que fornecem bases teóricas e estimulantes para práticas tecnológicas na administração pública. Para fazer isso, considera, em sua forma, o diálogo e a articulação institucional que são fundamentais para o estabelecimento da cultura de inovação.
Primeira edição
Na primeira edição do InovaFundaj, o palestrante convidado foi o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Augusto Nardes. Sua fala foi sobre governança pública e inovação para gestores públicos e membros da sociedade. Em sua palestra, Nardes colocou a governança como pilar de avaliação de desenvolvimento entre nações.
Ele explicou que a origem grega da palavra ‘governança’, kubernaein, significa dirigir, dar direção a um navio. “Ultimamente o Brasil está sem esse norte. O mundo hoje está muito competitivo e o mundo 4.0 significa que temos que nos adaptar a essa mudança e organizar a casa para entregar resultado para a sociedade, seja na educação, na saúde, na infraestrutura, na segurança, ou em qualquer setor.”
Serviço:
Data: 17/10, quinta-feira
Horário de início: 19h
Local: Sala Aloísio Magalhães, Fundaj/Derby – Rua Henrique Dias, 609.
Inscrições: https://bit.ly/2OEph3X







