Da Redação do Blog – Dono do Instituto, Edmar Lyra enviou nota classificando as denúncias como “absolutamente falsas”. Diz a nota que “todas as pesquisas e estudos realizados pelo DataTrends seguem rigorosamente os padrões técnicos e éticos exigidos pelos órgãos competentes, e contamos com profissionais qualificados e experientes em nosso quadro”.
Edmar Lyra explica que a divulgação de 10 pesquisas num mesmo dia não significa, necessariamente, que foram realizadas num único dia.
“Temos a opção de registrar para coletar ou coletar para registrar. Então, por isso que às vezes temos dez registros ou mais. Inclusive, nesta reta final vamos registrar muitas, uma vez que o prazo é até domingo para registro e divulgação na véspera”, declarou ele ao Blog.

Nos dados de CNPJ, o DataTrends, sediado na Avenida João de Barros, no bairro de Santo Amaro, tem 10 funcionários e foi criado em 10 de agosto de 2023, com capital de R$ 30 mil, sendo optante do Simples.
No Instagram, o DataTrends se diz empresa de consultoria de mercado e “líder no Brasil em pesquisas registradas.”
Assinala seu Instagram: “O DataTrends tem sido uma fonte de informação sobre as eleições municipais em Pernambuco e em outros estados do Nordeste. Sua cidade já foi visitada pelo DataTrends?
A empresa se declara, também no Instagram, “fonte confiável de informações” e sugere: “Fique por dentro das intenções de votos em Pernambuco e no Nordeste”.

Leia a nota na íntegra
“O Instituto DataTrends manifesta seu mais profundo repúdio às acusações infundadas e irresponsáveis feitas pela Coligação Caruaru Quer Ordem e Progresso. As alegações de manipulação de dados e irregularidades na execução de pesquisas são absolutamente falsas e visam apenas descredibilizar o trabalho sério e comprometido que o DataTrends realiza.
Todas as pesquisas e estudos realizados pelo DataTrends seguem rigorosamente os padrões técnicos e éticos exigidos pelos órgãos competentes, e contamos com profissionais qualificados e experientes em nosso quadro. A tentativa de manchar a reputação do instituto com base em suspeitas infundadas e informações deturpadas não apenas demonstra desconhecimento do trabalho de pesquisa, mas também evidencia uma tentativa desesperada de interferir no processo democrático.
Destacamos ainda que o Instituto DataTrends vem sendo referendado pelo Poder Judiciário, na medida em que está vencendo todas as ações de impugnação sofridas, o que reforça a legalidade e a credibilidade de nosso trabalho.
O DataTrends reafirma seu compromisso com a transparência, a imparcialidade e a verdade. Colocamo-nos à disposição da Polícia Federal e de qualquer órgão de fiscalização para a verificação e auditoria de todos os nossos procedimentos, certos de que a verdade prevalecerá.
O Instituto repudia veementemente essas insinuações e reforça que não se intimidará frente a ações que buscam desestabilizar sua credibilidade e a seriedade de seu trabalho.”
Matéria relacionada:
Instituto DataTrends é denunciado à PF por acusação de manipulação de dados