Da Redação do Blog – O Instituto DataTrends entrou na pauta política esta semana ao cravar que o prefeito João Campos (PSB) teria 75% dos votos válidos no Recife. A pesquisa foi divulgada com exclusividade pelo Blog de Edmar Lyra e não poderia ser de outra forma.
Após tanta surpresa e desconfiança sobre o levantamento, apuramos que o instituto, que foi criado há pouco mais de dois meses, pertence na verdade à esposa do citado blogueiro.
Aparecida Fernanda Pereira Lyra é a única sócia do DataTrends, empresa com sede no bairro de Santo Amaro, no Recife, e detentora de um capital social de R$ 30 mil. Ela também é servidora pública na Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, onde atua como assistente técnica desde abril de 2022 e recebe remuneração de R$ 3,8 mil mensais.
Vale a ressalva de que a legislação federal permite que os servidores públicos sejam sócios de empresas, mas proíbe que sejam administradores ou gerentes dessas empresas. No quadro societário da DataTrends, não constam outros nomes.

Essas revelações geram diversos questionamentos. Quem bancou a pesquisa? Foi emitida nota fiscal? O instituto tem qualificação para realizar pesquisa no Recife, com apenas dois meses de fundado, e o levantamento ser divulgado? Um amadorismo desse fará com que algum assessor da prefeitura do Recife seja afastado?
É lamentável ver colegas envolvidos de forma tão bisonha em episódios como esse. Tudo no final faz parte de uma afobação exagerada do grupo do prefeito, que sonha acordado em vencer as eleições de 2024 e 2026 ao Governo. Um debate tão antecipado rende episódios toscos como esse, que poderiam muito bem ser evitados, pois não somaram nada ao governo e ainda expõem a imprensa ao ridículo.

O Outro Lado
O nosso site procurou o blogueiro Edmar Lyra, mas não houve nenhum retorno, nem por telefone, nem pelo seu WhatsApp. Também enviamos e-mail para a assessoria de imprensa da Prefeitura do Recife.
O espaço segue aberto para manifestação dos citados e essa a matéria poderá ser atualizada.