Por Luiz Roberto Marinho – O Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB) já emitiu 1,4 milhão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) em Pernambuco e vai continuar aprimorando os procedimentos para continuar atendendo a demanda com rapidez, garantiu seu diretor, delegado Mauro Cabral.
Informou ele que o IITB possui cerca de 200 pontos de atendimento em todo o estado, inclusive em shopping centers, que funcionam aos sábados, facilitando o atendimento. Lembrou, porém, que não é preciso pressa, pois os antigos RGs (Registro Geral) são válidos até 2032, tendo, portanto, vigência por mais sete anos.
A CIN começou a ser emitida em 2022, pelo Rio Grande do Sul, estendendo-se gradativamente aos demais estados. Disponível em formato físico ou digital, possui um número único nacional, o CPF (Cadastro de Pessoa Física).
O novo modelo evita o uso de informações divergentes na identificação do cidadão, bem como o uso de vários documentos nas relações dele com o Estado, facilita as verificações de segurança pública e reduz os riscos de fraudes. Os RGs ainda em vigor têm números por estado. Mais de dez milhões de brasileiros já aderiram à CIN, informa o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.
Veja o vídeo:








