Da Redação do Blog – Depois de suspender o carnaval de rua do Recife e defender apenas a realização dos eventos dos camarotes privados, o prefeito João Campos (PSB) anunciou nesta sexta-feira (14) que irá pagar 100% dos valores dos cachês ou subvenções recebidos por quem trabalhou nos carnavais de 2019 e 2020. O programa, batizado de Recife AMA Carnaval, irá representar um investimento de R$ 10 milhões, e, segundo o prefeito, é um “prêmio antecipado”.
“A gente está fazendo um prêmio antecipado. A gente não cancelou, a gente suspendeu o carnaval. Se tiver uma possibilidade de realização, em maio, junho, julho, agosto, teremos a estrutura pronta. Mas entendemos que, para os artistas e agremiações, essa contratação era fundamental e imediata”, explicou o prefeito.
A sigla AMA refere-se aos três principais eixos de trabalho da festa: apoio, monitoramento e ativação. E na categoria de beneficiários individuais do auxílio, que terá como referência um salário mínimo (R$ 1.212,00) estão técnicos e trabalhadores que atuam na preparação e realização das festas, nos bastidores das apresentações artísticas, e os que participam de concursos.
De acordo com o secretário municipal de Cultura, Ricardo Mello, a Prefeitura terá o direito de contratar uma apresentação posterior ainda este ano, sem custos adicionais, dos artistas que receberam o pagamento. “Quem for contemplado vai fazer uma apresentação ainda neste ano, numa programação que a gente ainda vai pactuar”, afirmou.
O projeto será enviado ainda hoje para Câmara de Vereadores e, se aprovado, será sancionado pelo prefeito. A previsão é a de que os pagamentos sejam realizados até três meses após a aprovação do programa.







