Por Ricardo Antunes — A Prefeitura do Recife e o Governo Federal são mais parecidos do que muita gente pensava até hoje. O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e o prefeito João Campos têm um ponto muito importante em comum. A lerdeza. O ministro passou séculos para anunciar o que o Brasil já sabia: ninguém vai precisar de receita médica para vacinar as crianças. O prefeito demorou uma eternidade para informar à população o que o Brasil inteiro também já sabia: o Recife não vai ter carnaval de rua.
Se as duas decisões eram inevitáveis, por que demoraram tanto a ser anunciadas? Marcelo Queiroga porque não perde uma oportunidade de agradar o chefe e para isso levou o Ministério da Saúde a brincar de consulta pública; João Campos porque as férias em Fernando de Noronha fizeram com que ele perdesse a noção do tempo (dizem que lá no arquipélago os turistas se desligam do mundo).
A população, que há muito tempo esperava o anúncio oficial das decisões, perdeu com a lerdeza da dupla. Providências que já poderiam ter sido tomadas por pais e mães, médicos e hospitais, e por comerciantes, produtores de eventos, agremiações carnavalescas entraram em compasso de espera.
Marcelo Queiroga e João Campos perderam credibilidade como gestores públicos mas ganharam o Troféu Rapidão, concedido a quem se destaca pela agilidade em decidir corretamente.
Palmas pra eles, que eles merecem.
MUY AMIGOS
Apesar de mensagens de apoio e solidariedade ao ex-governador Márcio França (PSB), petistas reconhecem que a operação policial contra o político pode fazer bem ao PT.

FATURA
A ação não deverá ser explorada na campanha, mesmo porque, os dois partidos pretendem se unir numa Federação. Mas a investigação sobre França pode facilitar a candidatura de Fernando Haddad (PT) ao governo do estado.
ADIADA
A viagem que Jair Bolsonaro fará a Moscou, a convite de Vladimir Putin, já tem data marcada. Será em fevereiro. Nela, não serão assinados acordos bilaterais relevantes.
MARCO
Para Bolsonaro é uma visita oficial importante: desde Lula, todos os presidentes brasileiros se encontraram com Putin. Menos Bolsonaro.
FRITURA
Apesar da ministra-chefe da Secretaria de Governo, Flávia Arruda, vir sofrendo uma “fritura” na base aliada, a troca no comando da pasta é considerada improvável.

COSTAS-QUENTES
Além de ser do PL, mesmo partido do presidente Jair Bolsonaro. Arruda foi indicada ao posto, em março do ano passado, por Arthur Lira, e Bolsonaro não está disposto a estremecer a sua relação com o presidente da Câmara em pleno ano eleitoral.
ELEIÇÕES 2022
Wolney Queiroz é o nome indicado pelo presidente nacional do PDT para compor um lugar na chapa majoritária da Frente Popular como Senador em Pernambuco.
SUCESSÃO
“Acho importante Caruaru, o Agreste e o interior, serem representados na chapa […] Vamos aguardar a apreciação dos demais partidos e a posição do governador Paulo Câmara, que é o comandante da sua sucessão”, frisou o deputado.
LATAM
A Secretaria de Turismo do estado confirmou, nesta terça-feira (4), que a empresa aérea Latam foi autorizada pelo estado a realizar voos para Fernando de Noronha. Até então, apenas a Gol e a Azul podiam realizar viagens aéreas para a ilha.

DESTINO
No entanto, a secretaria afirmou que a expectativa é de que a Latam possa realizar viagens diárias no segundo trimestre de 2022, partindo de Guarulhos (SP) e fazendo conexão no Recife.
FOTO DO DIA:








