Por Ricardo Antunes — O atual prefeito do Recife, João Campos (PSB) lidera pesquisa para a prefeitura do Recife em 2024 com quase 37% das intenções de voto. Ele é candidato à reeleição e, se ganhar, deve disputar o Governo de Pernambuco, em 2026, contra a atual governadora Raquel Lyra (PSDB).
Em segundo, com 14,5% vem a ex-deputada Marília Arraes (SD), que foi derrotada nas últimas eleições por Raquel Lyra e já foi derrotada pelo próprio João Campos, em 2020.
A vice governadora Priscila Krause (DEM) está logo atrás com 10%, empatada com o ex-prefeito do Recife, João Paulo, com 9,8% das intenções de voto.
Depois existe outro empate técnico no chamado terceiro escalão da sucessão municipal, que tem Clarissa Tercio com 5%; o ex-prefeito de Petrolina e também candidato derrotado ao Governo de Pernambuco, Miguel Coelho, com 4,5%; e o ex-ministro de Turismo, Gilson Machado Neto, que tem 4,4% e é apontado como eventual candidato do ex-presidente Jair Bolsonaro. A deputada do PSOL, Dani Portela, aparece com 1,8% das intenções de votos.
A pesquisa do Instituto Paraná foi realizada entre os dias 30 de março e 02 de abril e ouviu cerca de 800 eleitores. O cenário acima é o da estimulada.

Cenário 2:
Em outro cenário feito pelo Paraná Pesquisas, João Campos mantém a liderança com 40, 03%; com Marília Arraes em segundo. com 18,1%. Os dois já disputaram o segundo turno em 2020, quando a prima do prefeito foi derrotada.
Sem Priscila Krause, o ex-deputado Daniel Coelho tem 7,5%, Mendonça Filho 7,0% , André Ferreira 5,4%. Túlio Gadelha com 3,4% e Dani Portela com 2,6% também pontuaram. Brancos e nulos são 11,3%; não sabem, ou não responderam 4,4%.
Nesse cenário, o atual secretário de Turismo de Pernambuco, Daniel Coelho, substitui a vice governadora Priscila Krause, já que ambos são do mesmo grupo político da governadora Raquel Lyra. É o clima da sucessão municipal que já está na ruas.









