Do Blog de Jamildo — O prefeito do Recife, João Campos (PSB), foi alvo de pressão para se posicionar de forma contrária a Arthur Lira (PP-AL), candidato apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro à presidência da Câmara dos Deputados.
Os comentários nas redes sociais em tom de cobrança a João Campos se deram após a Revista Época informar, na coluna do jornalista Guilherme Amado, que o prefeito do Recife tem pressionado deputados do PSB a votarem a favor de Lira.
Na condição de prefeito da cidade do Recife, não participo da eleição para presidente da Câmara e nem interfiro no voto de ninguém. Tenho muito respeito pelo Legislativo e pelos parlamentares que foram eleitos democraticamente, pelo voto popular.
— João Campos (@JoaoCampos) January 29, 2021
Eles têm legitimidade e autonomia para fazer suas escolhas nesse processo eleitoral, que é interno.
— João Campos (@JoaoCampos) January 29, 2021
Um dos primeiros a iniciar o movimento, o ator João Vicente de Castro, fundador do canal Porta dos Fundos e com mais de 1 milhão de seguidores, marcou o prefeito em postagem no Instagram e fez apelo a João Campos.
“Se o Lira ganhar, é mais política de mortes e mais absurdos do Bolsonaro pelos próximos dois anos. Você é uma grande referência pro PSB e parece que tem gente do partido que vai votar no Lira, como sabemos que você não é a favor desse desgoverno incompetente, violento e criminoso, pedimos: Um posicionamento público seu dizendo que não é a favor do Arthur Lira. Podemos contar com você?”, escreveu o ator.
Ver essa foto no Instagram
Em outra frente, pelo Twitter, o ator e humorista Fábio Porchat também marcou o perfil oficial do prefeito e fez cobrança.
Alô, @JoaoCampos agora é a hora de se posicionar pra tentar impedir o pior! https://t.co/WuswTPnAt0
— Fabio Porchat (@FabioPorchat) January 28, 2021
No Instagram de João Campos, seguidores comuns também fizeram apelo ao prefeito do Recife com a frase “podemos contar com você?”.

Os pedidos de posicionamento a Campos foram parar até nas redes sociais da deputada Tabata Amaral (PDT-SP), companheira do prefeito. A parlamentar divulgou vídeo, na noite desta quinta-feira (28), em apoio à candidatura de Baleia Rossi (MDB-SP) à presidência da Câmara e defendeu que a Casa seja “independente” em relação ao Palácio do Planalto.
A interferência de Bolsonaro nas eleições do Congresso está colocando em risco a independência das duas Casas. O Executivo está liberando emendas em troca de apoio, negociando cargos e fazendo de tudo para garantir a vitória de seus candidatos. + pic.twitter.com/xbHdqeXodW
— Tabata Amaral (@tabataamaralsp) January 29, 2021
A eleição para a presidência da Câmara ocorrerá na próxima segunda-feira (1º). A votação será presencial e secreta entre os 513 deputados federais.
Desde o final do ano passado, João Campos defende nos bastidores o nome do candidato do PP para a presidência da Câmara.
Como deputado federal, em dezembro, João Campos votou favoravelmente a um indicativo de apoio a Arthur Lira na bancada do PSB. Essa posição teve aval da maioria da bancada.
Ainda em 2020, a direção nacional do PSB decidiu por 80 votos a 0 não apoiar candidatos defendidos pelo presidente Jair Bolsonaro nas disputas do Congresso Nacional. No entanto, apesar da decisão da executiva da legenda, pelo menos metade dos deputados da sigla devem seguir com Arthur Lira, mesmo com o partido oficialmente integrando o bloco do candidato Baleia Rossi (MDB-SP), que tem o crivo do atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ).