Da Redação do Blog — O brasileiro João Fonseca está na final do ATP 500 da Basileia. O carioca venceu, na manhã deste sábado (25), o espanhol Jaume Munar, número 42 do mundo, por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 e 7/5, em quase duas horas de partida.
É a primeira vez que um atleta do Brasil chega à disputa pelo título desde a criação do torneio, em 2009. Aos 19 anos e dois meses, Fonseca é o quarto finalista mais jovem da história da competição — atrás apenas de Mats Wilander, Goran Ivanisevic e Jim Courier, superando por poucos dias Roger Federer.
O adversário na grande final será o espanhol Alejandro Davidovich Fokina, número 15 do mundo, que garantiu vaga após o francês Ugo Humbert desistir no segundo set. A decisão acontece neste domingo (26), às 11h30 (horário de Brasília).
Antes de Fonseca, o brasileiro que havia chegado mais longe num ATP 500 foi Thomaz Bellucci, semifinalista em Acapulco, em 2011.
O jogo foi equilibrado do início ao fim. No primeiro set, João mostrou maturidade e venceu no tie-break. No segundo, o duelo seguiu ponto a ponto, com quebras alternadas, até o carioca fechar por 7/5 e confirmar a vaga inédita na final.








