Da Record TV – Michelle Barros se revoltou com um caso de racismo ocorrido em uma rede de atacados em Limeira, no interior de São Paulo. Durante o Bom Dia SP desta segunda-feira (9), a jornalista reagiu ao vídeo em que Luis Carlos da Silva, um homem negro, tenta provar que não havia roubado nada no estabelecimento. “É chocante, inacreditável”, disse ela, com a voz embargada.
“O homem tenta desesperadamente provar que não furtou nada”, noticiou Michelle, ao anunciar a reportagem. Ao final do vídeo, a âncora se mostrou incrédula com o que assistiu. “O vídeo continua, e mais funcionários da rede Assaí chegam ao local onde esse homem de 56 anos passa por momentos de angústia”, narrou, emocionada.
“Isso é humilhação!”, se revoltou a substituta de Rodrigo Bocardi. “A esposa [da vítima] disse que ele foi ao atacadista na sexta-feira (6) conferir os preços, e aí foi abordado quando saiu da loja”, explicou. Michelle informou ainda que, segundo o advogado do homem, o caso foi registrado na polícia como “constrangimento”, já que no vídeo não há provas de injúria racial.
“A situação do cidadão”, disse a jornalista, no momento em que o homem tirou toda a roupa para mostrar que não havia pegado nenhum produto. “Desculpe-nos, você aí de casa, por ter que mostrar uma coisa dessas. Desculpe, ao senhor, por ter que expô-lo assim”, pediu a âncora.
Ao final da reportagem, Michelle informou que o caso será investigado e que o Assaí vai abrir um processo para apurar o que aconteceu e entrará em contato com o cliente, além de ter afastado todos os funcionários envolvidos. “A empresa reforça que não adota e nem orienta qualquer forma de abordagem constrangedora a clientes”, anunciou.
“Qual é a prova? Qual é a suspeita? Qual é a razão de submeter uma pessoa a um constrangimento tamanho? É por causa da cor da pele? O que leva a isso?”, questionou a apresentadora antes de mudar de assunto.
Michelle voltou a falar sobre o caso no Bom Dia Brasil. “É desesperador essa cena. Eu permaneço indignada”, afirmou a funcionária da Globo. “Fico revoltado mesmo”, concordou Chico Pinheiro.
Veja um trecho do discurso da apresentadora:
Sempre escolhem um negro para submeter a esses tipos de humilhação em bancos e Supermercado. Basta olhar para um segurança. Já se torna suspeito. @michelle_barros nos representou com sua indignação. @bomdiasaop #BDSP pic.twitter.com/qQX9rjam58
— maguilakamafeu (@maguilakamafeu) August 9, 2021
Caso de Racismo na Tv clube RecordTV
Isso nos faz lembrar o caso absurdo que houve no jornalismo da TV clube RecordTV, Em Pernambuco, como ela reagiria se soubesse que isso aconteceu com um colega de trabalho?
O jornalista Evenilson Santana sofreu um ataque racista enquanto apresentava o Cidade Alerta de Pernambuco. Uma internauta identificada apenas como Suellen utilizou os comentários da retransmissão do jornalístico nas redes sociais da TV Clube, afiliada da Record no estado, para questionar se o “macaco” que estava apresentando o telejornal “era louco”. A mensagem foi lida pelo apresentador, que se despediu dos telespectadores afirmando que nunca havia encerrado um telejornal de forma tão triste. Ele deixou o estúdio da atração aos prantos.
https://www.instagram.com/p/CRWAiYaBjnk/?utm_medium=copy_link