Da Redação do Blog — Nesta segunda-feira (15), o Comando Militar do Nordeste (CMNE) receberá a visita do ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, e da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, para apresentar as atualizações do Subprograma da Escola de Sargentos do Exército (ESE).
A programação, prevista para iniciar às 7h30, inclui pronunciamentos do chefe do Executivo estadual, do ministro da Defesa e do Comandante Militar do Nordeste.
Parlamentares pernambucanos das bancadas federal e estadual também estarão presentes na visita, recebidos pelo General de Exército Maurílio Miranda Netto Ribeiro, no Forte Guararapes, sede do CMNE. Em seguida, as autoridades seguirão para o Campo de Instrução Marechal Newton Cavalcanti (CIMNC), onde será construída a ESE. O projeto prevê a instalação da escola em 2034, sendo um dos maiores centros de formação militar do mundo, esperando reunir cerca de seis mil pessoas entre alunos, corpo profissional e familiares.
Localizada entre diversos municípios pernambucanos, a Escola de Sargentos do Exército oferecerá formação em 16 especialidades a cada dois anos, com um programa de educação de nível superior tecnólogo. O último concurso para sargento registrou uma competição acirrada, com 126 mil candidatos disputando 1,1 mil vagas, destacando-se a concentração de candidatos das regiões Sul e Sudeste do país.