Por Ricardo Antunes
Seja qual for o resultado o julgamento de Lula é pedagógico. O petismos e Lula em suas bravatas de defesa nunca fizeram referência alguma à corrupção endêmica que carcome a máquina estatal brasileira desde o mensalão. Nada disseram sobre o assalto à Petrobras e a outras arcas públicas. A arrogância do petismo ‘seria caso para psicanálise não fosse apenas uma narrativa para tentar voltar ao poder.
Nada de explicações convincentes para os confortos de Lula, e de como ele passou do ex-operário a milionário depois de sua carreira pública. Nada também sobre suas relações promíscuas com empreiteiras confessadamente corruptas, as revelações constrangedoras feitas por companheiros como Antonio Palocci. Para o petismo Lula é um “santo”. Demorou anos para se descobrir que ele, na verdade, tinha os “pés de barro”.
Toda quadrilha tem um “chefe”. O dia de hoje é pedagógico. Pode não por fim a corrupção mas para o cidadão comum que paga seus impostos e sofre com a falta de saúde e educação que deveriam ser dados pelo estado ( e não o são pela gatunagem dos desvios de recursos públicos) é um dia histórico. Estamos julgando um ex-presidente da República que confundiu o público com o privado e se tornou milionário com o nosso, o meu e o seu dinheiro.Que chegue logo o dia de todo e qualquer “chefe” que ouse roubar milhões do nosso país.







