Por Ricardo Antunes — A 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul anulou, nesta quarta-feira (3), o júri que condenou quatro réus pelo incêndio de 2013 na Boate Kiss, em Santa Maria. A Justiça acatou parte do recurso das defesas dos réus e, assim, revogou as prisões e determinou a formação de um novo júri.
Dois desembargadores, José Conrado Kurtz de Souza e Jayme Weingartner Neto, votaram a favor do pedido das defesas. O relator do caso, desembargador Manuel José Martinez Lucas, votou contra. Assim, o placar final foi dois votos pela anulação, ante um. Ainda cabe recurso à decisão desta quarta-feira.
Dentre motivos citados pelos magistrados pela anulação, estão o sorteio dos jurados e a suposta parcialidade em atos do juiz responsável pelo caso.
Em dezembro de 2021, a Justiça do Rio Grande do Sul condenou a penas de 18 a 22 anos de prisão quatro réus, sendo eles dois sócios da boate, o vocalista e um técnico da banda Gurizada Fandangueira.
PÉ ATRÁS
Com mais de 700 mil assinaturas, a Carta às Brasileiras e aos Brasileiros em defesa do Estado Democrático não teve adesão expressiva de militares, nem daqueles que vocalizam críticas ao governo.

GENERAIS
Santos Cruz, demitido da Secretaria de Governo e Sérgio Etchegoyen, que ocupou o GSI no governo Michel Temer (MDB), avaliam que assinar esse tipo de documento “não cabe a um militar”. Maynard Santa Rosa, ex-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos; Otávio Rego Barros, ex porta-voz da Presidência e Paulo Chagas, que concorreu ao governo do Distrito Federal em 2018, também não assinaram.
DECISÃO
O Supremo Tribunal Federal (STF) vai decidir se mudanças da Lei de Improbidade Administrativa, que passou a considerar o dolo do agente, vale para casos já julgados ou em andamento.
CARTA-BRANCA
Na prática, o julgamento tem potencial de devolver a políticos condenados a possibilidade de disputar a eleição.
FUGA
Indiciado pela Polícia Civil do Rio, o empresário Igor Monteiro Simão, de 26 anos, trocou o Hotel Fasano Rio, onde protagonizou um caso de importunação sexual no sábado, pelo resort de luxo Carmel Taíba em São Gonçalo do Amarante, no Ceará (a pouco mais de 70km de Fortaleza).

À DISTÂNCIA
É dessa hospedagem, com diárias na faixa de R$ 3 mil, que o jovem, filho de um dos 67 cotistas do Fasano, assiste à repercussão do episódio ocorrido há três dias no estabelecimento carioca.
TÁTICA
Candidato do PT ao governo de São Paulo, o ex-prefeito Fernando Haddad agora mira os ataques à gestão de João Doria (PSDB) para desgastar o seu adversário na disputa eleitoral, o atual governador Rodrigo Garcia que disputa a reeleição.
DESGASTE
A estratégia é manter as críticas aos governos tucanos em São Paulo, que sempre marcaram o discurso petista, mas poupar o ex-governador Geraldo Alckmin, que agora está no PSB, e na vice de Lula.

MARCHA
Ao lado de Bolsonaro num culto ministrado hoje em Brasília, André Ferreira confirmou a presença do presidente da Marcha para Jesus, em Recife, no próximo sábado (6).
BEST-SELLER
O escritor Laurentino Gomes, que lidera o ranking dos livros mais vendidos no Brasil, com o terceiro voluma da trilogia “Escravidão” chegou hoje ao Recife.
200 ANOS
Ele será destaque na programação que a Fundação Joaquim Nabuco fará para assinalar os 200 anos da independência do Brasil. Fará palestra amanhã, às 18h.







