Do New York Times — Caleb Wallace, um líder do movimento anti-máscara no Texas (EUA), foi infectado com o coronavírus, passou três semanas em uma unidade de terapia intensiva, e morreu ontem (29). A informação foi confirmada por sua esposa, Jessica Wallace. “Caleb faleceu pacificamente. Ele viverá para sempre em nossos corações e mentes ”, escreveu a Sra. Wallace em um post no GoFundMe, onde ela havia levantado dinheiro para cobrir despesas médicas.
A Sra. Wallace disse recentemente que a condição de seu marido estava piorando e que os médicos estavam sem opções de tratamento. No sábado, ele seria transferido para um hospital no Shannon Medical Center, na cidade de San Angelo, para que sua família pudesse se despedir, disse ela.
A Sra. Wallace, que está grávida do quarto filho do casal, disse recentemente ao San Angelo Standard-Times que quando seu marido se sentiu mal, ele tomou uma mistura de vitamina C, zinco, aspirina e ivermectina – um medicamento normalmente usado para tratar parasitas e vermes, que tem sido anunciado como um tratamento para o coronavírus, mas recentemente provou ser ineficaz contra o vírus.
Wallace, 30, que fez campanha contra os mandatos das máscaras e outras políticas da Covid que considerava intrusão do governo, morou em San Angelo a maior parte de sua vida e trabalhou em uma empresa que vende equipamentos de soldagem. Ele se internou no Shannon Medical Center em 30 de julho.
No início daquele mês, o Sr. Wallace organizou um “Comício da Liberdade” para pessoas que estavam “cansadas de o governo estar no controle de nossas vidas”. Ele fundou o San Angelo Freedom Defenders, um grupo que organizou uma manifestação para acabar com o que chamou de “tirania Covid-19”, de acordo com uma entrevista no YouTube.
A Sra. Wallace diz que seu marido respeitava sua própria decisão de usar máscara. “Brincamos sobre como ele estava de um lado e eu do outro, e isso é o que nos tornou o casal perfeito e equilibramos um ao outro”, disse ela ao San Angelo Standard-Times. Ela acrescentou que seus três filhos estão em dia com as vacinas e que ela mesma planejava receber uma vacina contra o coronavírus após o nascimento de seu bebê no final de setembro. “Não somos anti-vacinas”, disse ela.
Os casos e hospitalizações por Covid-19 aumentaram no Texas nas últimas semanas. No condado de Tom Green, que inclui a área de San Angelo, os casos aumentaram 50% nas últimas duas semanas e as hospitalizações em 33%, de acordo com um banco de dados do New York Times. No Shannon Medical Center, a unidade de terapia intensiva está cerca de 70% ocupada, de acordo com um rastreador do New York Times. A média dos EUA de I.C.U. a ocupação é de cerca de 68%, enquanto a média estadual no Texas é de 94%.