Por Ricardo Antunes — O presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, que também é um dos líderes do Centrão, desconfia que a operação da Polícia Federal deflagrada na manhã desta sexta-feira (11) contra deputados federais do partido tenha sido orquestrada por Jair Bolsonaro (PL). De acordo com o jornalista Tales Faria, do UOL, a suspeita é de que o atual ocupante do Palácio do Planalto, que se filiou recentemente ao PL, esteja tentando tomar o controle da legenda.
A abertura da janela partidária em março, que possibilita que os políticos troquem de partido sem riscos de punições pela Justiça Eleitoral, resultou na expectativa de que muitos parlamentares da base bolsonarista migrassem para o PL.
“Por causa dessa revoada, já havia desconfianças de que o grupo tentaria tomar a legenda de seu atual comando. Agora, com a operação da PF, Valdemar e seu grupo passaram a acreditar que o próprio Bolsonaro está à frente da operação”, observa o jornalista.
A situação de desconfiança é semelhante à existente no PTB, comandado por Roberto Jefferson, que está preso. Na prisão, o petebista passou a presidência interina da legenda a Graciela Nienov que teria tentado tomar o controle do partido contando com o “apoio jurídico de pessoas ligadas ao presidente da República”.
VILÃO
Para candidatos da 3ª via, Moro pode acabar como “vilão” da eleição. A avaliação é que ex-juiz não tem condições de romper polarização entre Lula e Bolsonaro e impede crescimento de outros candidatos do grupo.

VICE
Falando nisso, o apresentador Datena disse ter recebido convites de Doria, Tarcísio para ser candidato ao Senado por São Paulo; e de Ciro Gomes para ser vice-presidente da República. Mas ainda não tomou sua decisão.
HACKER
O sistema da PGR foi alvo de um ataque hacker. O criminoso instalou remotamente “robôs” em servidores da Rússia e China, para de lá simular grande volume de acessos e, assim, identificar vulnerabilidades com o objetivo de invadir o sistema.
MOTIVAÇÃO
No mesmo dia, à tarde, o sistema voltou a funcionar. Agora o órgão avalia se o ataque foi ação isolada ou orquestrada.
GASTOS
O Brasil gasta muito, e gasta mal. Em plena crise, falta dinheiro para estimular a economia. Enquanto o valor pago a deputados e senadores em emendas cresceu 200%, já o dinheiro pra Saúde diminuiu.

REFORMA
Fora isso, o país poderia economizar mais de R$ 300 bi com reforma Administrativa, que não anda por questões eleitorais.
CRÍTICA
Por meio de nota, o PSB municipal de São Paulo criticou a deputada federal Tabata Amaral por atacar o PT durante jantar com empresários.
APOIO
A instância partidária ironizou o termo “esquerda moderna” usado pela candidata e disse que o partido apoia Lula para “honrar seu passado de lutas em defesa dos pobres”.

EMERGÊNCIA
O Governo de Pernambuco decretou situação de emergência devido à estiagem em 59 municípios do Agreste. O decreto foi publicado no Diário Oficial do estado desta quinta-feira (10).
SECA
No decreto, o governador Paulo Câmara determinou que “os órgãos estaduais localizados nas áreas atingidas, e competentes para a atuação específica, adotarão as medidas necessárias para o enfrentamento à Situação de Emergência em conjunto com os órgãos municipais”.
ADEUS
O velório do fotógrafo Orlando Brito, que faleceu na madrugada desta sexta (11), aos 72 anos, será neste sábado, das 09h15 às 11h30, na capela 6, do Cemitério Campo da Esperança, em Brasília. Ícone do fotojornalismo brasileiro, ele passou por algumas das principais publicações do país, ganhou prêmios nacionais e internacionais e publicou seis livros.
FOTO DO DIA:
