Com informações da Assessoria de Imprensa — O livro “Cuidados compartilhados na Pandemia” terá lançamento na cidade de São Paulo, na segunda, 16/05, a partir de 19h, na Livraria da Travessa, Rua dos Pinheiros, 513. Publicação da Hucitec Editora, a obra reúne relatos de integrantes do Time Humanidades, conjunto de profissionais de saúde mental que voluntária e gratuitamente se organizaram para prestar atendimento a milhares de pessoas afetadas pela sindemia no Brasil e no Exterior.
Integra o trabalho uma pesquisa sobre os atendimentos realizados. “O propósito da ação foi acompanhar os atendimentos, a fim de levantar dados sobre a realidade e proceder à sua análise, na medida em que vivíamos uma situação desconhecida e assustadora. Os registros ofereceram resultados que puderam conferir significado às evidências do impacto do confinamento à saúde mental, possibilitando correlações importantes ao longo do período retratado”, relata a coordenação da pesquisa.

O “TIME Humanidades” se formou respondendo ao chamado de socorro diante de uma situação gravíssima, para minimizar as consequências da Covid-19 na saúde mental. Seus membros têm se dedicado tanto aos atendimentos de profissionais da própria área da saúde como às populações atingidas pela doença, buscando realizar um trabalho ímpar que tem servido a oferecer um maior fortalecimento psicossocial às pessoas acolhidas. Esta iniciativa tem significado uma relevante contribuição para uma nova perspectiva de vida, oferecendo apoio para seguir em frente diante de perdas significativas nos planos pessoal, social ou econômico, escreveu o Dr. José Paulo Gagliardi Leite, diretor do IOC/Fiocruz e consultor da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), da Organização Mundial da Saúde (OMS).
O livro é dedicado ao médico e idealizador do Grupo Humanidades na Saúde, Ricardo Cruz, ele próprio uma das mais de 600 mil vidas perdidas por causa da pandemia em nosso país.