Por André Beltrão – A ministra de Ciencia, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos (PCdoB), perdeu a queda de braço para o PT e vai entregar a presidência da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) para o partido de Lula. O órgão vinha sendo cobiçado pelo ex-senador e deputado federal eleito, Lindbergh Farias, namorado da presidente nacional do PT, Gleisi Hoffman, e que acabou ganhando a disputa. A comunista, no entanto, negociou para indicar as diretorias do órgão, mantendo assim espaços de poder. O orçamento do órgão para 2023 passa dos R$ 6 bilhões.
Sediada no Rio de Janeiro, a Finep é responsável por promover o desenvolvimento econômico e social por meio de fomento à ciência, tecnologia e inovação em empresas, universidades, institutos tecnológicos e instituições públicas. O órgão possui quatro diretorias: Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Inovação; Financeira, de Crédito e Captação; e Administrativa. A expectativa de Luciana é de ficar com pelo menos as três primeiras.
Com isso, ficou aberto o caminho para que o ex-deputado Celso Pansera (MDB), que também já foi ministro de Ciência e Tecnologia no Governo Dilma, assuma a presidência da Finep. Durante sua gestão, Pansera foi alvo de busca da Polícia Federal em uma das muitas fases da Lava Jato, intitulada Operação Catilinárias, que envolveu outros graduados políticos da época, ligados ao MDB, como o então presidente da Câmara, Eduardo Cunha, e o ex-ministro Henrique Eduardo Alves. Na ocasião, Pansera disse que “abria mão espontaneamente” dos sigilos fiscal e bancário.
Para conseguir a indicação, entre outros pontos, Lindbergh se valeu da decisão de Lula de não aceitar Gleisi no seu ministério. O líder mor afirmou que a dirigente petista ajudará o governo com sua missão partidária, mas acabou deixando a porta aberta para a indicação. Luciana, que preside o PCdoB, tentou negociar, mas estava amarrada à federação partidária, que obriga seu partido, PT e PV a marcharem juntos até 2026. Para evitar maiores faíscas, a negociação envolveu os postos abaixo da presidência.







