Da Redação do Blog — O presidente Luiz Inácio Lula da Silva nomeou Heitor Freire, ex-deputado pelo partido União Brasil-CE, para ocupar o cargo de diretor de Gestão de Fundos, Incentivos e de Atração de Investimentos da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União nesta quinta-feira, 11.
De acordo com informações do Portal da Transparência, Freire irá atuar na sede da Sudene, localizada em Recife (PE), e receberá um salário de R$ 13.623,39. A diretoria de Gestão de Fundos, Incentivos e de Atração de Investimentos tem a responsabilidade de analisar a destinação de recursos dos programas do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), voltados para o desenvolvimento econômico e social da região Nordeste.
Em entrevista ao Estadão, Luciano Bivar, presidente do União Brasil, confirmou que a indicação de Freire foi feita a seu pedido. Bivar afirmou que há muitas pessoas arrependidas do passado e que ficaram no meio do caminho, acrescentando que nunca é tarde para recuperar o tempo perdido. Além de Heitor Freire, o partido também indicou José Lindoso, um nome de caráter técnico, para a Sudene.
Heitor Freire foi eleito deputado federal pelo PSL no Ceará nas eleições de 2018, com 97.200 votos (2,12%). Mesmo após a fusão do PSL com o DEM, o ex-deputado permaneceu no partido e passou a integrar o União Brasil.
Recentemente, o presidente Lula assumiu pessoalmente a coordenação política do governo após sofrer derrotas significativas na Câmara dos Deputados. Além da liberação de uma parte das emendas parlamentares, no valor de R$ 9 bilhões, o chefe do Executivo iniciou a distribuição de cargos no segundo escalão, incluindo a Sudam e a Sudene, autarquia na qual Heitor Freire foi nomeado diretor. Apesar de ter indicado ministros para três pastas – Comunicação, Turismo e Desenvolvimento Regional – o União Brasil ainda não vota em conjunto com a base aliada.
A nomeação de Heitor Freire para um cargo relevante na Sudene, autarquia responsável pelo desenvolvimento do Nordeste, reflete a estratégia do presidente Lula em buscar uma ampla base de apoio e promover uma governabilidade mais ampla em seu retorno ao poder. Resta aguardar os desdobramentos dessa nomeação









