Por Ricardo Antunes — De olho em 2022, o ex-presidente Lula tem trabalhado para trazer membros do Progressistas para o seu palanque. Nesta quarta-feira (18), durante sua viagem em Teresina, o petista revelou que tem mantido conversas com líderes do PP em vários estados.
Em Pernambuco, por exemplo, Lula já conversou com diversos líderes do partido, entre eles o deputado federal Eduardo da Fonte, que é aliado do governador Paulo Câmara (PSB) e tenta se cacifar para disputar o Senado em 2022 com o apoio do ex-presidente.
O ex-presidente sabe que o PP é um partido dinâmico, importante, e vê claras possibilidades de políticos que hoje apoiam Bolsonaro possam mudar de lado e apoiar sua candidatura à presidência em 2022.
E não é difícil. No Nordeste, o PP é aliado do governador do Maranhão, Flávio Dino (PSB), do governador do Ceará, Camilo Santana (PT), e do governador de Sergipe, Belivaldo Chagas (PSD). Também há um movimento de aproximação do partido com o governador da Paraíba, João Azevêdo (Cidadania), que articula para ter o apoio de Lula em sua tentativa de reeleição no próximo ano.
Habilidoso, Eduardo da Fonte já está no quinto mandato como deputado federal e é um parlamentar que “constrói pontes”, dessa forma, ele passa a ser um ator importante na sucessão de 2022 no Estado de Pernambuco. Talvez muito mais até do que Silvio Costa Filho (Republicados) e André de Paula (PSD).
RECONCILIAÇÃO
Após os ataques de Bolsonaro ao STF, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, se encontrou com Luiz Fux, e revelou que o presidente do STF está propenso a aceitar a retomada do diálogo com Jair Bolsonaro.

SINAL
O ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP-PI), que também se encontrou com o magistrado, concordou, mas disse que o presidente do STF pretende esperar um sinal de Jair Bolsonaro para retomar o diálogo com o Poder Executivo.
DIVÓRCIO
Lula, no entanto, aposta em rompimento entre Bolsonaro e Ciro Nogueira. “Acredito que esse casamento será mais curto do que se imagina”, afirmou o ex-presidente em Teresina, base eleitoral do ministro e segunda parada na viagem do petista por seis estados do Nordeste.
PRÉVIAS
Quem também está de olho nas eleições de 2022 são os tucanos. Hoje, o ex-presidente FHC declarou voto no governador João Doria (SP), que deve disputar as prévias do partido contra o também governador Eduardo Leite (RS), o senador Tasso Jereissati (CE) e o ex-senador Arthur Virgílio (AM).
BICADA
Eduardo Leite não gostou, e disse hoje a O Globo que FHC é “muito bom“, mas não é “infalível“ e concluiu que o ex-presidente “está no direito de escolher o seu candidato e de se equivocar quantas vezes quiser“.
TALIBÃ
A retomada do Afeganistão pelo grupo armado Talibã tem uma preocupação extra que envolve o Brasil. Durante a tomada das cidades, o grupo fundamentalista passou a ter acesso às aeronaves A-29 Super Tucano, produzidas pela Embraer.

SUPER-TUCANOS
O modelo é o caça mais moderno fabricado no país, e também conta com uma linha de montagem nos Estados Unidos, na Sierra Nevada Corporation. Hoje, é o principal avião das Forças Armadas do Afeganistão, com capacidade de ataque e bombardeio de alvos estratégicos no país.
NA MIRA
Principal foco de críticas de militares alinhados a Bolsonaro, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, ganhou um companheiro. Seu colega no Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Alexandre de Moraes entrou na mira de membros da cúpula das Forças Armadas aliados do presidente.
TENSÃO
As respostas de Moraes aos arroubos autoritários de Bolsonaro, que levaram o ministro a transformá-lo em investigado em três inquéritos e determinar a prisão de seu aliado, o ex-deputado Roberto Jefferson, são apontadas por militares como medidas que “tensionam” ainda mais a crise. Membros da alta cúpula das Forças Armadas afirmaram à coluna que Moraes “está perdendo a mão” e que não deveria “entrar no ringue” com o presidente.
ABL
Quem vai se inscrever na Academia Brasileira de Letras, em 26 de agosto, para disputar a vaga do pernambucano Marco Maciel, que morreu em junho, é outro pernambucano: o jurista e escritor José Paulo Cavalcanti Filho, 73 anos.

PREMIADO
Aliás, Zé Paulo foi o vencedor do Prêmio José Ermírio de Moraes, outro pernambucano, de 2012, concedido pela própria ABL, pelo livro “Fernando Pessoa – uma quase autobiografia”. Editado pela Record, são 734 páginas de quase dez anos de pesquisa. Ele tem livros publicados em 12 países.
FOTO DO DIA:

Coluna do Ricardo Antunes, Quarta-Feira 18/08/2021.
Você pode enviar sua Informação ou sua denuncia pelo nosso email: ricardoantunes5050@gmail.com ou pelo nosso Whatsapp.
____________________________
*Ricardo Antunes é jornalista, repórter investigativo e editor do Blog do Ricardo Antunes. Tem pós graduação em Jornalismo político pela UnB (Universidade de Brasília) e na Georgetown University (EUA). Passou pelo principais jornais e revistas do eixo Recife – São Paulo – Brasília e fez consultoria de comunicação para diversas empresas públicas e privadas.