Por Ricardo Antunes — Em sua entrevista ao chegar a Pernambuco, o ex-presidente e candidato Lula (PT) fez críticas ao presidente Jair Bolsonaro (PL) por sua fala sobre os nordestinos. Em live, Bolsonaro afirmou que Lula venceu nos estados do Nordeste, onde o índice de analfabetismo é mais alto. A fala foi reprovada até por alguns aliados, e Lula aproveitou para fazer um périplo na região, que lhe assegurou grande maioria dos votos já no primeiro turno.
“Depois que ele (Bolsonaro) falou que o povo nordestino é analfabeto, eu fui em Campinas, em São Bernardo do Campo, em Osasco, em Guarulhos, em Belford Roxo, no Complexo do Alemão, e em todos os atos eu peço para levantar a mão quem é nordestino ou quem tem parente no Nordeste. E é impressionante, 80% do povo levanta a mão. Então, o presidente que já não gostava de negro, de mulher, de sindicato, de prefeito, de governador, agora criticou os nordestinos. Por isso o candidato dele aqui foi um fiasco, porque ele (Bolsonaro) é um cidadão que não sabe respeitar um mínimo de sensibilidade”, disparou Lula.
O petista ainda elencou os feitos de seu governo (2003-2010) para comparar o tratamento que deu ao Nordeste com o ofertado por Bolsonaro. Lula citou que mais de cinco milhões de pessoas foram beneficiadas por medicamentos gratuitos, além da implantação de 284 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), 15 mil equipes de saúde da família, 11 mil equipes em 400 centros odontológicos do Programa Brasil Sorridentes e 899 ambulâncias em 209 UTIs do Nordeste.
Atraso:
A entrevista coletiva de Lula começou com atraso, por conta da candidata Marília Arraes (Solidariedade), que demorou a chegar no local. O evento ocorreu na sede da Fetape, no bairro de Santo Amaro, centro do Recife. A agenda do petista ainda tem a caminhada até a Praça do Carmo, palco de históricas manifestações políticas da capital pernambucana.