Por Ricardo Antunes — O ex-presidente Lula (PT) ganha no Nordeste e perde no Norte para Jair Bolsonaro (PL). Nas outras regiões como Centro Oeste, Sudeste e Sul, os dois candidatos estão empatados. Pesquisa do PoderData mostrou que Lula tem 41% das intenções de votos, contra 36 % de Bolsonaro. É praticamente um empate e já dissemos isso.
Confira os número por região:
Norte: Bolsonaro 48% x Lula 31%
Nordeste: Lula 49% x Bolsonaro 26%
Centro-Oeste: Bolsonaro 41% x Lula 39%
Sudeste: Bolsonaro 39% x Lula 39%
Sul: Lula 41% x Bolsonaro 38%
Resumindo: Regiões que mostram empate, são naturalmente de eleitorado conservador e vão, pouco a pouco, migrar para o lado do candidato conservador.
A persistir a recuperação do presidente ele se torna o favorito nas eleições desse ano. É o que os números mostram. Não voto e nem trabalho para nenhum político mais. É análise de quem está nessa estrada há mais de 30 anos, desde a eleição de Fernando Collor, em 1989, estudando cenários e escrevendo sobre política.
“Pode mudar, Ricardo?” Claro que pode. Hoje, cenário é esse. O resto é conversa de torcida organizada que eu respeito e que me leem.
É isso.
APURAÇÃO PARALELA
O presidente Jair Bolsonaro (PL) disse, na última quarta-feira (27), que é preciso ter uma maneira para que se possa confiar no processo eleitoral brasileiro de urnas eletrônicas.

O TROCO
48hs depois recebeu um recado direto e objetivo do presidente do TSE, Edson Fachin que descartou qualquer intervenção das Forças Armadas no processo eleitoral: A Justiça Eleitoral está inteiramente à disposição. Intervenção, jamais”, asseverou Fachin.
TÔ FORA
O presidente Jair Bolsonaro não pretende comparecer ao ato em desagravo ao deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ) organizado por militantes bolsonaristas para o próximo domingo (1º), na Avenida Paulista, em São Paulo.

SE ACHANDO
Após receber indulto presidencial de Jair Bolsonaro, o deputado federal Daniel Silveira (PTB) tem se mostrado empolgadíssimo com o projeto de se candidatar ao Senado. O mote da campanha é personificar a ira do presidente com o Supremo Tribunal Federal.
NA JANELINHA
“O candidato do Bolsonaro ao Senado no Rio sou eu. O presidente está filiado ao PL. Eu estou filiado ao PL. Daniel Silveira tem o direito de pretender receber o apoio, mas não acredito que o presidente vá fazer isso. Se Bolsonaro pedir voto para os dois, vai acabar beneficiando a esquerda (ao pulverizar o voto do eleitor conservador)”, disse o senador Romário que vai disputar a reeleição.
O INJUSTIFICÁVEL
Após o pré-candidato do PDT à Presidência, Ciro Gomes, ter sido hostilizado durante um evento, o presidente nacional do partido, Carlos Lupi, afirmou que “toda provocação terá uma reação” e defendeu o ex-ministro. O dirigente partidário disse que é necessário se preparar para um aumento de tensão por causa do período eleitoral, mas que reagir à provocações é algo comum.

1º DE MAIO
Em SP, a celebração do 1º de Maio de sete centrais sindicais —entre elas CUT, Força Sindical, CTB e UGT— vai ocorrer na praça Charles Miller, no Pacaembu, em São Paulo, das 10h às 19h.
PRESENTES
Evento terá shows de Daniela Mercury, Leci Brandão, Dexter, DJ KL Jay e Francisco El Hombre. Lula (PT) deve discursar no evento, que neste ano será comemorado em um domingo.
DUPLA
Pré-candidato do PTB ao governo de Pernambuco, Wellington Carneiro, foi apelidado no meio político como Sivuca 2, pela semelhança com o famoso sanfoneiro.

MALDADE
Dizem ainda que ele poderia se juntar ao candidato ao senado, Gilson Machado para formarem uma banda de forró, com mais chance de êxito do que na política, pelo temperamento truculento de ambos. Que maldade, gente.
DICA DO SÁBADO
Neste sábado (30), na praça de alimentação do RioMar Shopping, a Uptown Band faz o enceramento do incrível RioMar Jazz Fest 2022 com o show BEATLES in BLUES e muito mais. Começa às 18hs. A coluna recomenda.
FOTO DO DIA:








