Da Redação do Blog – O presidente Lula foi o grande afintrião na cerimônia de relançamento do Programa de Aquisição de Alimentos, no Geraldão, no Recife, no final da tarde de hoje (22). Na solenidade junto com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, Lula assinou uma portaria que determina novo modelo de exame para prevenir o câncer do colo do útero. Serão utilizados testes desenvolvidos no Brasil para detectar o vírus HPV.
Esse projeto tem base numa experiência feita em Pernambuco, que será ampliado para todo o Brasil.
“Um trabalho que tem como referência o que vem sendo feito o Imip (Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira), uma instituição a quem agradeço, que fez a fórmula de nutrição que estamos usando com as crianças yanomami. […] vai ser usado para diagnóstico um teste desenvolvido no Brasil, na Fiocruz”, afirmou a ministra.
Em seguida, a ministra da Ciência, Inovação e Tecnologia, Luciana Santos (PCdoB), assinou um protocolo de intenções para o desenvolvimento de estudos com objetivo de reduzir impactos das mudanças climáticas em Pernambuco. Isso inclui, segundo ela, a implementação de sistemas de alerta baseados na umidade no ar.
Outra medida firmada na visita de Lula foi o repasse de R$ 8 milhões para obras em encostas no Recife, que teve dezenas de mortes por causa das chuvas de maio de 2022. O prefeito da cidade, João Campos (PSB), prometeu que vai investir o mesmo valor nessas obras, para amplia-las.
Como lançamento oficial do novo Programa de Aquisição de Alimentos, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome do Brasil, Wellington Dias, a presidente do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros, e o ministro do Desenvolvimento Agrário, Luiz Paulo Teixeira Faria, entregaram um cartão de crédito simbólico, gigante, a Daniel Silva, um agricultor beneficiado pelo programa.
Por volta das 20h, ele seguiu viagem junto com sua comitiva de ministros e autoridades para o Rio de Janeiro.