Por Ricardo Antunes — O vice-procurador-geral eleitoral Paulo Gustavo Gonet Branco cobrou nesta quarta-feira (17/8) a entrega das certidões criminais de primeira e segunda instância dos 12 processos relacionados ao candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a informação é do Metrópoles. Os documentos são necessários para que o petista não seja enquadrado na Lei da Ficha Limpa. “O candidato limitou-se a juntar certidões criminais alusivas a execuções criminais, faltando as certidões criminais de 1ª e 2ª instâncias da Justiça Estadual, expedidas para fins eleitorais”, escreveu o procurador.
Nesta quarta, Lula criticou a Lei da Ficha Limpa e classificou como “bobagem” a forma como a legislação foi formulada. “Foi uma bobagem fazer a Ficha Limpa do jeito que foi feita. Você, muitas vezes, pune uma pessoa e três meses depois ela readquire o direito de ser candidato outra vez. Eu acho que é preciso a gente dar uma rediscutida na Lei da Ficha Limpa”, disse o petista.
O Ministério Público Eleitoral também comunicou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que há “falhas” na documentação necessária para o registro da candidatura à reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL). Parecer do MP Eleitoral solicita que o presidente seja intimado a corrigir as falhas constatadas, sob pena de o registro ser indeferido.
CRIME
A Polícia Federal afirmou ao Supremo Tribunal Federal (STF) que o presidente Jair Bolsonaro cometeu incitação ao crime ao associar a vacina contra a Covid-19 ao risco de desenvolver Aids.

PENA
Para a PF, a conduta de Bolsonaro incitou pessoas a descumprirem normas sanitárias estabelecidas pelo próprio governo. No Código Penal, incitação ao crime é conduta ilegal que pode dar prisão de três a seis meses.
PRESENÇA
A posse de Alexandre de Moraes no TSE chamou a atenção com a segurança reforçada e o comparecimento de 22 governadores.
RECADO
Para o candidato a vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), o comparecimento, levando em conta que muitos governadores estão em campanha nos seus estados, é um “sinal do compromisso da classe política com a democracia” e com o sistema eleitoral brasileiro.

CAMPANHA
Ex-defensor da Odebrecht, e anti-lava-jato, o advogado Augusto de Arruda Botelho é o candidato que aplicou o maior volume de recursos próprios em sua candidatura.
INVESTIMENTO
Até a tarde desta quarta, o candidato a deputado federal havia aplicado R$ 300 mil em recursos próprios na sua campanha
SUSPENSÃO
A tradicional parada militar que há décadas acontece na Avenida Presidente Vargas, no Centro, foi cancelada. A suspensão foi anunciada pelo prefeito do Rio, Eduardo Paes, após reunião com o Comandante Militar do Leste.

JOGO DE CENA
O ato indica que o plano do presidente da República de mover a parada para Copacabana, onde ocorre as manifestações bolsonaristas, deu certo. Em primeiro momento, as Forças Armadas se mostraram desconfortáveis com a mudança, mas o tempo passou e quase tudo que o presidente queria está se tornando realidade.
FINALISTAS
Eliane Brum, Fernando Morais, Laurentino Gomes, Marina Colasanti e Padre Júlio Lancellotti são os finalistas do Prêmio Intelectual do Ano – Troféu Juca Pato de 2022. Eles foram selecionados pela diretoria da União Brasileira de Escritores (UBE) entre os mais de 30 intelectuais brasileiros indicados pelo público.
PRÊMIO
Até o dia 17 de setembro a votação está aberta para os sócios da UBE-SP, que devem votar eletronicamente. O vencedor será revelado no dia 26 de setembro.
FOTO DO DIA:








