Por Ricardo Antunes – Mais uma vez o jornalista Magno Martins que se intitula o “maior blog do Nordeste” (sic) mostra o quanto é pequeno, pobre, mesquinho. Ele “roubou” a Informação exclusiva que nosso blog postou pela manhã, sobre a internação do empresário Ricardo Brennand com Covid-19, e deu na maior “cara de pau” no jornal O Poder, às 19 horas, como se estivesse publicando uma “novidade” para seus leitores.
O “jornal” O Poder é enviado pelo WhatsApp, numa sociedade que ele mantém com o publicitário José Nivaldo Jr, ex-Makplan. José Nivaldo é um homem de bem e me disse que não usa desse expediente; “Eu costumo dar o crédito”, afirma ele, que também como jornalista, deveria ensinar ao seu parceiro o mínimo de ética e decência.

O “esquema” do O Poder é vender às prefeituras uma espécie de “caderno especial” sobre a pandemia. Na verdade, três páginas que são escritas pelas assessorias dos prefeitos. O valor cobrado varia entre R$ 12 a 20 mil, e oito prefeituras já entraram no barco. O blog tem uma dessas propostas enviada a um prefeito que recusou a oferta. O mesmo teme, agora, que seja objeto de matérias negativas.
Mas não é a primeira vez que Magno Martins copia e “chupa” matérias dos outros. Ele é reincidente em vários outros casos que nem vale a pena citar aqui. Com a blogueira Noélia Brito ele já fez isso dezenas de vezes. O Blog de Silvinho, que tem uma atuação forte no interior é também vítima do rapaz que se considera o detentor dos furos de antes e de todos os depois. “Magno sempre foi vaidoso. Rapaz pobre que veio do interior e fez seu nome na cidade grande. Mas a vaidade e o orgulho fizeram dele essa pessoa pernóstica”, dizem alguns amigos.
Desde que saiu de uma forte depressão, há um ano, o blogueiro tem tido comportamentos agressivos com pessoas próximas e amigos. Fez o mesmo com o Governador Paulo Câmara (PSB) e o Prefeito Geraldo Júlio (PSB), que são alvos preferenciais da pena do rapaz. Antes, e durante bastante tempo, ele estampou banners do governo estadual e prefeitura do Recife no blog. Hoje, não se sabe por qual motivo, não se passa um dia sem que seu blog, e agora o seu “jornal”, promovam campanha contra os dois políticos. “O que ele faz é tão escandaloso que está na cara que ele está à serviço de alguém”, disse uma fonte ligada ao prefeito ao nosso blog.

Ninguém sabe de onde vem o financiamento dessa campanha, mas nosso blog apurou que as viagens que fez a Salvador e Fortaleza foram pagas pelo marqueteiro Edson Barbosa, o Edinho da Link Propaganda.
Barbosa, depois de mandar nos contratos de publicidade no período de Eduardo Campos, rompeu com Câmara e deu uma longa entrevista ao blogueiro batendo no lombo dos dois políticos.
O alvo de Martins, além de Paulo e Geraldo, tem sido, agora, a delegada e pré-candidata Patrícia Domingos que já desmentiu cinco matérias publicadas pelo blogueiro. Cansada, ela avisou nessa quarta que vai entrar com um processo por calúnia e difamação. “Não sei o que ele pretende, mas dessa vez não vou deixar barato. Ele vai ser processado, sim”, confirmou ela .
Para completar o dia, no início da tarde, quem ligou para o blog foi a ex deputada do PSDB, jornalista Terezinha Nunes. Ela queria por que queria que o nosso blog retirasse a matéria, publicada com exclusividade, sobre a internação do empresário Ricardo Brennand. Aos 93 anos, ele está com Covid-19 na UTI do Hospital Português.

A deputada apresentou-se como “amiga da família”, mas o blog apurou que o pedido veio mesmo da jornalista Sonia Lopes, ex-sócia de Terezinha na STD Comunicação, e que faz assessoria para o Instituto Ricardo Brennand. As duas jornalistas, em outros tempos, comandaram a Assessoria STD Comunicação, que usava nome e prestígio com o poder local para “pautar” e retirar matérias dos jornais, fora outras influências em Assessorias de órgãos públicos. E pelo jeito a velha “panelinha” ainda existe, pois ninguém deu nada sobre o estado de Ricardo Brennand.

Segundo Terezinha, acostumada a usar um tom autoritário e arrogante para falar com os próprios colegas de profissão, a família confirmou a informação mas pediu a todos os blogs e jornais que não publicassem o fato para que a notícia não viesse a causar “intranquilidade” entre os familiares. Como se fosse normal segurar um fato tão relevante.
Realmente, desde a hora em que o blog deu a notícia até agora, somente o jornalista Magno Martins postou a Informação, no começo da noite, no jornal O Poder.
Ao invés de esconder uma notícia que já circula há 48 horas em todo o Recife, a assessoria do IRB deveria era dar uma nota sobre o real estado de saúde do empresário – uma das figuras mais queridas de nossa sociedade.
Pela manhã, ele ainda se encontrava intubado e em estado grave na UTI do Hospital Português. Em dezembro do ano passado, seu primo, o ceramista Francisco Brennand, faleceu aos 92 anos.
Agora vivemos uma pandemia. Todo óbito ou contágio é de interesse público. As pessoas que tiveram qualquer contato com os doentes têm o direito de saber se estão ou não contaminadas. Pelo que aprendi na faculdade e na vida, o jornalismo de verdade existe para prestar serviço à população e não para ficar à mercê de quem quer que seja ou se acha autoridade para isso.
