MAIA A PASSOS LARGOS PARA O BAIXO CLERO
A entrevista do ex-todo poderoso presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia, encerra uma relação de 23 anos com o PFL/DEM. As farpas trocadas com o presidente nacional da sigla, ACM Neto, demonstram a queda do prestígio de Maia, que passa a ter a própria reeleição como deputado ameaçada. O carioca assumiu o comando da Câmara dos Deputados em 2016, após a renúncia de Eduardo Cunha, que comandou o impeachment e colocou a Casa em grande evidência.
Seu papel como articulador e pacificador conquistou duas reeleições, mas não resistiu à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que lhe negou o direito a mais um biênio à frente da Casa.
LOGO AGORA?
Justamente quando o DEM voltou a comandar a Prefeitura do Rio de Janeiro, com Eduardo Paes, Maia deixa a legenda e possivelmente ingressará no PSDB. O tucanato carioca não tem representantes na Câmara Federal e nem candidatos fortes para a sucessão ao governo estadual, que está em aberto após as sequelas do impeachment de Wilson Witzel. Não se reeleger será a ruína para Maia, que enfrentará dois anos como baixíssimo clero, no que depender do atual presidente Arthur Lira.

AUTONOMIA DO BC SERÁ APROVADA
A propalada autonomia do Banco Central será votada pela Câmara dos Deputados é a primeira grande votação a ser comandada pelo presidente da Câmara Federal, Arthur Lira. Após acordo de líderes, o deputado anunciou que colocará o projeto em votação. Com isso, destrava uma pauta prioritária do governo federal, que inclusive já recebeu parecer favorável à aprovação do texto pelo relator, o pernambucano Sílvio Costa Filho.
Silvinho, aliás, já contabiliza 280 votos a favor do projeto, que vinha sendo escanteado pelo ex-presidente Rodrigo Maia. A aprovação da matéria será, portanto, a primeira grande fatura que Lira deve enviar a Bolsonaro.
GERALDO ACENA PARA A UBER
Depois de várias polêmicas envolvendo a Uber em sua gestão como prefeito do Recife, o atual secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Geraldo Julio, resolveu recorrer à empresa. O socialista anunciou uma parceria para conceder 10 mil viagens gratuitas para a população se dirigir a postos de vacinação e depois voltar para casa.
LEMBRANÇA
Em sua campanha à reeleição em 2016, Geraldo se envolveu numa polêmica ao gravar um vídeo defendendo os taxistas. A própria regulamentação da Uber não foi tão exemplar, e os próprios motoristas relatam que os ganhos diminuíram a partir dali, pois a gestão passou a abocanhar uma boa fatura no valor das corridas.

MAIS DO MESMO
A nova pesquisa para a corrida presidencial, feita pela XP/Ipespe, aponta o ex-ministro Sérgio Moro como o único a fazer frente ao presidente Jair Bolsonaro em 2022. O levantamento aponta dados curiosos, como o ex-presidente Lula (PT) aparecer apenas com 5% dos votos espontâneos.
Mas com Fernando Haddad (PT) já praticamente anunciado, e Ciro Gomes (PDT) no palanque desde o primeiro turno da eleição passada, caminhamos para uma reedição de palanques. A julgar o que ocorreu em 2018, e mais recentemente no Recife em 2020, a tendência de se repetir o clima antipetista é enorme. As oposições precisam repensar isso, se almejam um resultado diferente no próximo ano.
ABUSO
Jornalista Oswaldo Eustáquio foi impedido de fazer o exame de ressonância magnética por estar usando tornozeleira eletrônica. O equipamento da ressonância magnética é incompatível em atender paciente com dispositivo eletrônico.
FOTO DO DIA

Coluna de Ricardo Antunes, Segunda-feira 08/02/2021.
Você pode enviar sua Informação ou sua denuncia pelo nosso email: ricardoantunes5050@gmail.com ou pelo nosso Whatsapp.
____________________________
*Ricardo Antunes é jornalista, repórter investigativo e editor do Blog do Ricardo Antunes. Tem pós graduação em Jornalismo político pela UnB (Universidade de Brasília) e na Georgetown University (EUA). Passou pelo principais jornais e revistas do eixo Recife – São Paulo – Brasília e fez consultoria de comunicação para diversas empresas públicas e privadas.
![]()






