Por Marina Falcão, do Valor — O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), parabenizou o presidente Jair Bolsonaro pelo envio da proposta de reforma administrativa. “A base da proposta é boa. Está na hora de o serviço público ter um olhar sobre produtividade e eficiência”, afirmou Maia, que está no Recife para debater a reforma tributária com secretários de Fazenda dos Estados.
Segundo Maia, “sempre há ajustes a serem feitos”, mas a reforma administrativa precisa ser aprovada rapidamente, assim como a tributária, para que o país siga um caminho de crescimento. “Vamos trabalhar para criar logo a comissão especial”, afirmou, em relação à reforma administrativa.
Maia quer acoplar ao texto do governo a proposta de reforma que encomendou a uma consultoria e que prevê cortar salários iniciais e cargos na Câmara.
Sobre a reforma tributária, que está cerca de 60 dias à frente da administrativa, Maia afirmou que aguarda o parecer do relator até o dia 15 deste mês para começar as conversas com partidos em outubro. “É importante mostrar que a tributária vai permitir crescimento do PIB de 20% nos próximos 10 ou 15 anos”, disse.

Segundo Maia, as propostas de reforma administrativa e tributária deverão tramitar em paralelo na Câmara, mas o trabalho dos parlamentares só vai ser exercido de forma plena quando o Brasil receber vacina para a Covid-19. “Mas já estamos trabalhando para reabrir algumas comissões”, disse.
Mais cedo, Maia se reuniu com o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), em café da manhã.