Da Redação do Blog – Em situação de emergência na saúde por causa dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), desde junho, Pernambuco anunciou, nesta sexta (21), um novo plano para enfrentar essas doenças, principalmente, em crianças. Foram criados 120 leitos de UTI pediátricas em hospitais da rede estadual. Além disso, o governo passará a usar 26 vagas já existentes para acomodar pacientes com esses problemas.
No Diário Oficial desta sexta, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) apontou quais hospitais receberão os novos leitos e as vagas que serão convertidas para acomodar os doentes de Srag.
A Maternidade Brites de Albuquerque, em Olinda, terá novos 30 leitos de UTI pediátrica. É a unidade que mais contará com reforço para receber crianças com doenças respiratórias. O Hospital Maria Lucinda, no Recife, e o Hospital Eduardo Campos, em Serra Talhada, vão ter 20 unidades a mais.
Memorial Guararapes, em Jaboatão, Memorial de Goiana, Hospital Santa Maria, em Araripina, Hospital Fernando Bezerra, em Ouricuri, e Hospital Regional de Palmares, ficarão com dez unidades novas, cada. Os 26 leitos convertidos ficarão no Imip, no Recife, e na unidade de saúde de Araripina.
Doenças
Entre março e agosto, é registrado no estado o período de maior risco de circulação dos vírus respiratórios. Entre eles estão: Covid-19, influenza, vírus sincicial respiratório, rinovírus e outros agentes semelhantes.
Por isso, nesse período, ocorrem as maiores quantidades de casos, surtos e internações de pacientes com quadros de Srag.
Segundo o governo, a taxa de ocupação das UTIs pediátricas vem se estabilizando em 96%. Entre os leitos de enfermaria para crianças, ela tem ficado em 97%
Ainda de acordo com o estado, A fila de espera por leitos de UTI de Srag pediátrico chegou a 120 crianças por 24 hora. Nos últimos dias, ela está em torno 40 crianças por 24 horas.