Por Ricardo Avelino — Mais de 90% das atrações artísticas do São João de Pernambuco, este ano, são do próprio estado. Segundo o diretor de marketing da Empresa Pernambucana de Turismo (Empetur), Tonynho Rodrigues, é uma forma de valorizar a cultura e os ritmos da terra, como o forró. Rodrigues e o presidente da entidade, Eduardo Loyo, participaram, neste sábado (24), da inauguração do voo entre o Recife e Orlando (EUA), em solenidade no aeroporto, na Zona Sul da capital pernambucana.
Em entrevista a jornalistas convidados pela Empetur para conhecer o São João do estado, Rodrigues destacou que o governo lançou editais de convocação e os artistas também passaram por uma comissão de seleção.
“Investimos em todas as festas no estado. Temos os maiores polos, como Caruaru e Arcoverde, mas demos atenção a todos, destacou. Ainda segundo o diretor de marketing da Empetur, para ser contratado, o artista tem que priorizar o forró. “Tem que estar na boca do povo, mas tem que ser forró. A gente faz essa mistura”, afirmou.
Rodrigues explicou ao grupo de jornalistas do Sul e Sudeste que veio conhecer os festejos pernambucanos qual o segredo de Caruaru, que faz o “melhor São João do mundo”.

A festa começa bem antes, em abril. A cidade tem grande zona rural e muitos artistas, segundo ele. Em junho, são abertos os shows no Pátio de Eventos, reunindo multidão a cada dia. “Caruaru movimenta R$ 600 milhões no período e recebe até dois milhões de turistas. Os pólos de Pernambuco conseguem movimentar mais de R$ 1 bilhão por causa dos festejos”, declarou.
Tonynho Rodrigues também falou sobre os principais atrativos de Caruaru. “Temos o Alto do Moura e o Museu de Mestre Vitalino, com a produção de arte em barro, e a Estação Ferroviária, com toda a tradição”, observou.