Por g1 — Uma mancha escura no mar chamou a atenção de moradores de Paulista, no Grande Recife, na manhã deste domingo (20). A diferença das cores da água, em um trecho da praia do Janga.
O empresário Sérgio Lira informou à TV Globo que gravou dois vídeos às 13h deste domingo, a partir da varanda do prédio onde vive com a família.
Morador da área conhecida como ‘quatro torres”, o empresário afirmou que não havia registro anterior de mancha parecida naquele trecho da orla. “Não parece nem sargaço nem óleo”, afirmou.
Segundo Sérgio, a mancha aumentou aos poucos. Para ele, podem ser resíduos de esgoto. “Pode ter vindo de outro lugar com a correnteza”, comentou.
Ainda de acordo com o empresário, o vídeo está circulando nas redes sociais e algumas pessoas afirmam que é comum aparecerem manchas escuras, só que de tamanho menor.
Depois de fazer o registro em vídeo, Sérgio percorreu parte da orla, de carro. Ele disse que ficou constatado que a mancha começa perto da ponte do Janga.

O que dizem as autoridades
Por meio de nota, a Secretaria Executiva de Meio Ambiente de Paulista informou que começou a investigar o que provocou o surgimento das manchas escuras no mar.
Uma das possibilidades, segundo a prefeitura, é que as manchas podem ter sido provocadas pelo encontro das águas do Rio Doce, em Olinda, e do Rio Paratibe, em Paulista, com a água do mar, em noite de maré alta.
Além disso, disse a prefeitura, as chuvas dos últimos dias podem ter afetado a cor da água. “Estudos mais detalhados serão realizados para descobrir o motivo exato desse fenômeno”, disse o comunicado.
O município disse que enviou informações para a Agência Pernambucana de Meio Ambiente (CPRH). “Já está descartada a possibilidade de serem manchas de petróleo”, acrescentou a prefeitura.
Veja também
Equador vence com facilidade o Qatar na abertura da Copa do Mundo