Mangabeira Unger aponta caminhos para o pensamento progressista.
Em O homem despertado – Imaginação e esperança (Ed. Civilização Brasileira), o filósofo brasileiro propõe uma “autoajuda” para a esquerda e para demais setores que discordam dos rumos atuais. Publicado originalmente em inglês, o livro é um convite para transformar a realidade tendo a esperança e a imaginação radical sobre um mundo melhor como norteadores dessa transformação
“Um dos únicos filósofos vivos cujo pensamento tem a dimensão dos grandes filósofos do passado.”
– Times Higher Education Supplement”.
“O breve e amplamente acessível O homem despertado […] assume uma posição distinta sobre uma das grandes questões da filosofia política e desenvolve suas implicações para as dificuldades políticas de nosso tempo.”
– Bruce Ackerman, professor na Yale University

Leia também: Ciro Gomes critica discurso do PT e diz que é necessário alternativa a Lula
Sobre o autor – Roberto Mangabeira Unger (Rio de Janeiro, 24/03/1947) é o pensador brasileiro vivo mais estudado no mundo, além de ser cidadão atuante no embate a respeito de nosso futuro nacional. Sua obra abrange a filosofia moral e política e a filosofia da natureza; a teoria social, política, jurídica e econômica; e a proposta de alternativas, sobretudo institucionais, para as sociedades contemporâneas. Por duas vezes foi ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República do Brasil. Sua obra de filosofia, teoria social e direito é citada por intelectuais do porte de Jürgen Habermas e Richard Rorty.







