Por Ricardo Antunes — Graduada em pedagogia pela UFPE e Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo, Márcia Angela da Silva Aguiar é a nova presidente da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj). Ela entra no lugar do “bolsonarista” da família Campos/Arraes, o Antônio Campos, que foi demitido no começo da semana. A indicação foi da senadora eleita, Teresa Leitão (PT).
Tonca fez de tudo para ficar no cargo mas não conseguiu. Com ele, outros comissionados devem sair da Fundação, como a jornalista Karla Veloso que comandava o setor de Comunicação.
Confira o curriculum da nova presidente da Fundaj:
Márcia Angela é graduada em Pedagogia (licenciatura e bacharelato) pela Universidade Federal de Pernambuco, mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco e doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (2000). Professora Titular da Universidade Federal de Pernambuco atua no Programa de Pós-Graduação em Educação e no Curso de Pedagogia (campus Recife) e coordena o Observatório de Política e Gestão da Educação (OBSERVA). Integra a Linha de Pesquisa Política Educacional, Planejamento e Gestão da Educação e é líder do grupo de pesquisa Políticas Públicas .
Realizou estágio de pós-doutoramento na Universidade Federal de Goiás, junto ao grupo de pesquisa Nedesc, Foi Diretora do Departamento de Educação da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), professora da Educação Básica e Diretora de Planejamento da Secretaria de Educação de Pernambuco. Foi presidenta da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE -2002-2004), Coordenadora do Grupo de Trabalho ” Estado e Política Educacional” (Anped GT05 – 1992-1993; 2001-2004), Vice-Presidenta (1993/1995) e Presidenta (2005/2009) da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)1992-1993;. Foi presidenta da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE – 2011/2013).
Foi Conselheira da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (2014-2018). Coordenou a Comissão de Especialistas de Pedagogia e várias Comissões de Avaliação de Cursos da SESu/MEC. Atualmente é Diretora de Cooperação Internacional da ANPAE e integra as seguintes redes de pesquisadores: Rede de Cooperação Científico-Acadêmica de Educação Superior (REDE CAES), Red Latinoamericana de Estudios Epistemológicos em Política Educativa (RelePe), Forum de Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa (FORGES). Integra comitê e conselho editorial de vários periódicos científicos, entre os quais: Educação e Sociedade, Retratos da Escola, Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, Linhas Críticas. Desenvolve estudos e pesquisas na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, principalmente nos seguintes temas: política educacional, formação de profissionais da educação, educação, gestão da educação e educação superior.
Leia também:
Velório de Pelé inicia na Vila Belmiro com grande homenagem do Santos FC