Por Thiago Cabral – Visto como um aliado que o ex-presidente se distanciou, o senador Marcos do Val, (Podemos-ES), foi barrado na entrada do trio elétrico de Bolsonaro, neste domingo(25), na Avenida Paulista, centro da capital paulistana.
No vídeo, feito pelo jornal Metrópoles, ele é visto pedindo autorização para subir ao trio “Demolidor” – como é conhecido o veículo usado para manifestações e shows – mas acaba sendo barrado pelo segurança.
Imagem Manchada
O núcleo bolsonarista vê Do Val como alguém que, estando em lugar de destaque, poderia prejudicar até a legitimidade do evento. O senador é alvo de operação da Polícia Federal, iniciada em 2023, que investiga suposta articulação de um golpe contra o ministro Alexandre de Moraes, com a participação de Bolsonaro e do ex-deputado Daniel Silveira.
Na medida em que se aproximava o depoimento, e até depois dele, Do Val trocou a versão de um encontro com Bolsonaro por pelo menos seis vezes. Numa delas, por exemplo, o senador tentou incriminar Bolsonaro e recuou depois, invertendo completamente a culpabilidade que tinha atribuído ao ex-presidente.
Versão que mantém até hoje, e que foi adotada pela defesa de Jair Bolsonaro: de que Daniel Silveira, que está preso, articulou o encontro com objetivo de golpe o qual ele é investigado.