Da Redação do Blog — O senador Marcos do Val (Podemos-ES) afirmou nesta quarta-feira que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tentou coagi-lo para dar um golpe de estado. A investida, segundo o parlamentar, foi recusada e prontamente denunciada. O senador também anunciou que vai renunciar ao mandato.
Em entrevista à GloboNews, o Senador Marcos do Val relatou que o diálogo com o presidente Jair Bolsonaro, após as eleições de outubro, foi um dos fatores que o levou à decisão de renúncia. Segundo ele, Bolsonaro propôs uma ação golpista, incluindo a não dissolução dos acampamentos bolsonaristas e a gravação ilegal de conversas comprometedoras com o presidente do TSE, Alexandre de Moraes.
Marcos do Val declarou que a proposta golpista de Bolsonaro incluía não desmantelar os acampamentos e gravar conversas comprometedoras com Alexandre de Moraes, sem autorização. Isso, de acordo com o Senador, foi um dos motivos que o levou a renunciar.
“Eles me disseram: ‘Nós colocaríamos uma escuta em você e teria uma equipe para dar suporte, E você vai ter uma audiência com Alexandre de Moraes, e você conduz a conversa pra dizer que ele está ultrapassando as linhas da Constituição. E a gente impede o Lula de assumir, e Alexandre será preso'”, relatou Do Val ao portal g1.