Da Redação do Blog — “Não se deve convidar, pelo menos no momento, para a mesma mesa, o ex-presidente Lula e a deputada federal Marília Arraes”, diz o Blog do Silvinho. Segundo o site, fontes ligadas ao PT informam que o ex-presidente Lula e o ex-ministro Fernando Haddad estariam decepcionados com a deputada federal pernambucana, que se lançou candidata avulsa no pleito que culminou com sua vitória.
Lula sabia que caso Marília entrasse na disputa teria grandes chances de vencer o candidato oficial do PT, João Daniel, ligado ao Movimento sem Terra, e visto como mais ideológico pelos parlamentares de centro e de direita. Mais pragmática, Marília Arraes tinha maior aceitação por parte da base aliada do deputado Arthur Lira (PP), que decidiu acompanhá-la.
O enfrentamento entre os petistas desgastou o partido, e fez surgir acusações de que Marília dá preferência a seu projeto pessoal, do que os interesses da legenda.
A presidente Gleisi Hoffmann (PT-PR) criticou publicamente Marília e chamou de “afronta”, o lançamento da candidatura: “A atitude da deputada Marília rompe procedimento estatutário do PT e isso terá de ser analisado nas instâncias partidárias”.
Eleita Segunda Secretária da Câmara, Marília Arraes pode até ser punida pelo partido.