Por Ricardo Antunes — Liderando com folga a corrida para a sucessão de Paulo Câmara (PSB) a deputada Marília Arraes (Solidariedade) começou a articulação para o fechamento de sua chapa majoritária. Ela já contabiliza o apoio do PP de Eduardo da Fonte e voltou a conversar com o deputado federal André de Paula (PSD) que lançou sua candidatura ao Senado na última segunda-feira (02).
Assim que rompeu com o PT e “colocou seu bloco na rua”, a primeira iniciativa de Marília Arraes foi fazer uma visita ao deputado André de Paula. No encontro, na sede do PSD, ela disse ao deputado que seu nome seria muito importante para o projeto político para tirar o PSB do poder. Ainda compromissado com o governador Paulo Câmara, André de Paula agradeceu a visita e fez questão de deixar claro que a aspiração da ex-petista era “legítima”.
Paralelamente a conversa com André, Marília tratou de estabelecer um diálogo com o PP de Eduardo da Fonte e o Avante do deputado Sebastião Oliveira.
Com o fato novo do dia, que foi o apoio do Avante à candidatura de André de Paula ao Senado, interlocutores dos três partidos estão cada dia mais próximos.
André de Paula caminha mesmo para aceitar o convite para disputar o Senado na chapa de Marília que pode ser fechada com o nome de Sebastião Oliveira para a vice. Caso essa possibilidade se confirme, o deputado do Avante poderá lançar seu sobrinho Virgílio Oliveira para a vaga de federal. Por sua vez, Dudu da Fonte (PP) já deixou claro que o projeto político do seu grupo é a sua eleição e a do seu filho, Lula da Fonte, para Câmara dos Deputados.
É isso.
ANTIPATIA
Ao contrário de Marília Arraes a candidatura de Raquel Lyra vai de mal a pior. Sem coordenação política, sem interlocução com a imprensa e sem o menor desejo de parecer simpática, a ex-prefeita de Caruaru deve perder o apoio até mesmo do seu sucessor, Rodrigo Pinheiro. Depois da eleição ele deve se desgarrar da ex-prefeita e formar seu próprio grupo político. O prefeito, aliás, esbanja simpatia e é muito atencioso com aliados e com a imprensa.
EXEMPLO
Um dos exemplos do pouco talento da ex-prefeita em fazer política pode ser medido por uma história que circula em Brasília. Um ex-ministro do Tribunal de Contas da União deixou dois recados no telefone de Raquel Lyra. Seis meses se passaram e a moça ainda não retornou a ligação de Brasília. “Ela é o oposto do pai e do tio”, disse uma fonte lembrando a habilidade política do ex-governador João Lyra e do ex-ministro Fernando Lyra.
NÃO
Pressionado pela Polícia Federal, o ministro da Justiça, Anderson Torres, descarta qualquer possibilidade de renunciar ao cargo, como pedem membros da categoria.

PROTESTO
A solicitação para que Torres, que é delegado da PF, renuncie à pasta foi aprovada em uma assembleia realizada pela Associação Nacional dos Delegados do órgão (ADPF), que cobra o aumento salarial prometido pelo governo.
VOO SOLO
O presidente do União Brasil e deputado federal Luciano Bivar (PE) anunciou, na noite desta quarta-feira (04), o lançamento de uma “chapa pura” para concorrer ao Palácio do Planalto em outubro, sem, no entanto, adiantar quais nomes se lançariam a presidente e vice-presidente.
MOTIVO
“Esperamos até o último momento pra ver se fazíamos uma coligação com outros partidos. “Entretanto, outros partidos não tiveram a mesma unidade que tem o União Brasil”, explicou ele.
FORÇA
No dia em que se celebra o “Dia de Star Wars” em todo o mundo, o ator Mark Hamill, intérprete do herói original da saga, Luke Skywalker, declarou seu apoio ao ex-presidente Lula. “Que a força esteja com o Brasil!”, escreveu parafraseando diálogo do filme hollywoodiano.

CHAPA
O PT decidiu trocar o local onde será o lançamento oficial da chapa Lula-Alckmin, no próximo sábado, para o Expocenter Norte, em São Paulo. O local tem capacidade para receber mais de 4 mil pessoas. A sigla dá como certa a presença do senador Renan Calheiros (MDB) e os deputados Silvio Costa Filho (Republicanos) e Julio Cesar (PSD-PI).
O NOME
O advogado André Ramos Tavares é considerado por integrantes do STF e por juristas ligados ao Palácio do Planalto o favorito da lista tríplice para ser o escolhido pelo presidente Jair Bolsonaro como novo ministro do TSE.
CREDENCIAIS
Segundo fontes do Supremo e do Planalto, Tavares conta com “padrinhos” importantes. Entre eles, o ministro Ricardo Lewandowski, que tem boa relação com militares, e juristas, como Karina Kufa, advogada eleitoral do presidente da República.
SHOW
A cirandeira Lia de Itamaracá realiza show na Casa de Francisca em São Paulo, na noite desta quarta-feira (04). No repertório, músicas do disco “Ciranda Sem Fim”, lançado pelo selo Natura Musical.
FOTO DO DIA:
