Por Ricardo Antunes — A Marinha Brasileira anunciou ontem o fechamento da Escola de Aprendizes Marinheiros de Pernambuco, instituição fundada por Dom Pedro II em 1857. A decisão foi revelada pelo comandante do III Distrito Naval, almirante Noriaki Wada, que já foi diretor da escola. Alegando a necessidade de redução de gastos, a medida gerou polêmica e tristeza no estado.
A Escola de Aprendizes Marinheiros de Pernambuco, que foi a primeira do tipo no Brasil, tem uma história rica e importante. Inicialmente localizada no Recife e posteriormente transferida para Olinda, a instituição formou inúmeros jovens ao longo dos anos. Agora, o fechamento da escola representa mais um episódio de perda da memória histórica do país.
No local onde funcionava a escola, está prevista a instalação da Capitania dos Portos de Pernambuco, atualmente localizada no Recife Antigo, bem como a construção de um novo Hospital Naval. Os alunos da Escola de Aprendizes Marinheiros de Pernambuco serão remanejados para a Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará, em uma medida que busca manter a formação desses jovens dentro da Marinha.
O fechamento da Escola de Aprendizes Marinheiros de Pernambuco gera preocupação sobre a preservação do patrimônio histórico e cultural do estado. A decisão da Marinha, embora baseada em questões financeiras, é vista por muitos como mais um crime contra a memória brasileira. Resta esperar que medidas adequadas sejam tomadas para garantir a continuidade da formação naval e a preservação da história dessa importante instituição.
EM ALERTA
Escolha para o comando da CPI do 8 de janeiro mostrou ao Palácio do Planalto que o governo não terá maioria folgada e nem deve comandar a pauta da comissão como pensava inicialmente. Ou seja, vai ser muito mais difícil de controlar os rumos da investigação que promete ainda criar muito barulho.

TODO PODEROSO
O desenho da mesa que vai comandar o colegiado veio com uma vitória do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) e será comandada por Arthur Maia (União Brasil-BA), um aliado do presidente da Câmara. Por acordo, a senadora Eliziane Gama (PSD-MA) foi indicada para relatar a comissão. O fato irritou a oposição, já que a senadora é próxima do ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB).
INVESTIGAÇÃO
O órgão espanhol Defensor do Povo, que fiscaliza a proteção de direitos humanos, aceitou a denúncia feita por entidades brasileiras contra o governo local e La Liga por racismo estrutural, diante dos recorrentes insultos contra Vinicius Junior. Uma apuração inclusive já está em curso.
E AGORA?
Um procedimento administrativo vai apurar e responsabilizar os culpados por atos de racismo e xenofobia. Está na mira do órgão, também, apurar a omissão do Estado diante dos ataques recorrentes contra o jogador brasileiro. A própria Federação Espanhola de Futebol pode ser instada a se manifestar e apresentar medidas que garantam o respeito aos direitos de Vini Jr. nas partidas do Real Madrid.
CONTROVÉRSIA
Líder do governo Lula, José Guimarães (PT-CE) indicou ao Banco do Nordeste um empresário processado por dever ao banco próprio banco público. Bruno Alencar Firmo Barreira é cobrado na Justiça por dívidas de cerca de R$ 200 mil. A indicação ainda precisa do aval da Casa Civil para se concretizar.

O OUTRO LADO
Apesar da polêmica, Barreira tem bom trânsito com gestões do PT no Ceará. Em 2021, no governo de Camilo Santana, hoje ministro da Educação, o empresário foi diretor de Gestão Corporativa da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece). Em nota, Barreira afirmou que finaliza as negociações para quitar uma dívida de sua antiga empresa, e que também acionou o banco para pagar outra dívida que contraiu como avalista de um ex-sócio
QUEDA
Mendonça após perder o diretório do União Brasil de Pernambuco por 59 votos contra 19, agora com a decisão do desembargador Silvio Neves Filho em pedir informações sobre as ilegalidades estatutárias alegadas pelo Partido, corre o risco inconteste de perder também o diretório municipal de Recife.
PRÊMIO
Lázaro Ramos e Felipe Neto vão apresentar o Prêmio da Música Brasileira, ao vivo, dia 31 agora, para o canal do YouTube do criador (45 milhões de seguidores) de conteúdo da Play9. A parceria inédita visa a expandir a audiência da MPB a um público que não necessariamente tem acesso. O evento também será transmitido pelo canal do YouTube do prêmio, que é realizado no dia 31, agora, no Theatro Municipal do Rio.

TAPETE VERMELHO
O encontro de gerações, culturas e estilos – não apenas musicais – acontecerá também no red carpet: Valentina Bandeira, atriz e influenciadora do casting da Play9, fará uma cobertura descontraída do tapete vermelho entrevistando os convidados que passarem por lá. Ela estará na companhia das cantoras-drags Sara Bemdeu e Nina Bellohombre.
FOTO DO DIA










