Da Redação do Blog — O Diretor do MCCE (Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral), Melillo Dinis, falou sobre as posições do Movimento na Audiência Pública sobre a Minirreforma eleitoral com vistas às eleições municipais de 2024.
Melillo falou sobre o combate à desinformação, ampla defesa para evitar que pessoas negras e mulheres sejam penalizados com o abandono pelos líderes partidários após a eleição, manutenção da cota de 30% de candidaturas para as mulheres como mínimo, manutenção da integridade da Lei da Ficha Limpa, continuar não permitindo o financiamento empresarial, dentre outros temas.
A Audiência Pública foi realizada pelo Grupo de Trabalho instituído pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), com o objetivo de sugerir uma minirreforma eleitoral. O GT é coordenado pela deputada Dani Cunha (União-RJ) e tem como relator o deputado Rubens Pereira Júnior (PT-MA).

Melillo Dinis ainda defendeu a aplicação de multa a eleitores que publicarem notícias falsas de maneira intencional. Além disso, diante da dimensão que tomou a disseminação das chamadas fake news, ele sugeriu a criação de juizados especiais eleitorais em ambiente virtual com competência específica para julgar crimes de desinformação.
Confira a matéria no site da Câmara dos Deputados clicando aqui.