De O Antagonista – Um relatório que será publicado hoje pelo Ministério da Economia mostra que o salário médio em estatais controladas pela União chega a 34 mil reais, diz o Estadão. É o caso da Pré-Sal Petróleo S.A, que lidera o ranking.
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aparece em segundo, com 31 mil reais, seguido pela Petrobras, com 25 mil reais. A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), conhecida como “estatal do Centrão” e vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Regional, está em quarto lugar, com salário médio de 20,7 mil reais.
Ao todo, 46 estatais são controladas pela União. O documento do Ministério da Economia sobre os benefícios negociados nos acordos trabalhistas também mostra que há um caso de um funcionário do grupo Petrobras que recebe como salário mensal R$ 145.184,00, e não tem cargo de diretor. De acordo com a pasta, os salários muito elevados resultam de incorporações de benefícios nos vencimentos, muitas vezes obtidas por decisão judicial.