Por Ricardo Antunes — O candidato Mendonça Filho do DEM, não conseguiu se desvincular de um alto índice de rejeição nas pesquisas do Ibope e Datafolha, 36% e 30%, respectivamente.
João Campos do PSB, foi o segundo mais rejeitado na pesquisa do Datafolha, com 30% e na do Ibope ficou empatado com Mendonça em 36%.
A diferença, é que ele tem um verdadeiro exército de vereadores e candidatos, além da máquina administrativa do PSB trabalhando dia e noite pelo seu nome.
O fato de estar liderando as duas pesquisas, aponta que o Deputado Federal João Campos, dificilmente, estará fora de um eventual segundo turno.
A briga, portanto, será pela segunda vaga, que deve ficar entre Marília Arraes (PT) e Mendonça Filho (DEM).

A candidatura da Delegada Patrícia Domingos (Podemos), que era apontada como “fato novo” da eleição, foi a grande decepção das pesquisas dos dois maiores institutos.
Na primeira, Ibope, ela aparece com 11% e na de hoje, Datafolha, com 10%. Um claro sinal de que a candidata, apelidada de “Moro de Saias”, ainda não decolou.
Claro que “pesquisa eleitoral” retrata uma situação de momento, ainda por cima quando o guia eleitoral ainda nem começou e não houve nenhum debate significativo.
Tudo isso pode mudar?
Claro que sim, mas esse é o cenário do momento.