Da Redação do Blog – O deputado Mendonça Filho (União-PE) acusou o presidente Lula de “usar o palanque” na crise do tarifaço de 50% decretado pelo presidente Donald Trump sobre as importações brasileiras, em vez de procurar a negociação.
A declaração foi dada neste sábado (9), em um dos painéis do Seminário Esfera Infraestrutura, promovido pelo grupo Esfera no Recife Expo Center, no Cais de Santa Rita. Segundo Mendonça Filho, o presidente da República “potencializa a crise”, transformando a imposição da sobretaxa “numa arena”
O prefeito João Campos (PSB), outro participante do painel, defendeu a necessidade do diálogo e da negociação na deterioração das relações entre o Brasil e os Estados Unidos, mas enfatizou ser preciso “ter a altivez de não negociar o inegociável”.
Foi uma referência implícita às críticas de Trump ao ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes e ao processo movido pelo STF contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.
O deputado Augusto Coutinho (Republicanos-PE), também participante do painel, lamentou a polarização política existente no país, que, na sua visão, interessa ser mantida tanto pela esquerda quanto pela extrema direita.
Dividido em quatro painéis, o Seminário Esfera Infraestrutura, promovido pelo grupo Esfera pela primeira vez no Nordeste, teve, entre outros participantes, os ministros Sílvio Costa Filho (Portos e Aeroportos), Alexandre Silveira (Minas e Energia), Jáder Filho (Cidades), a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), e o presidente do Porto de Suape, Armando Monteiro Bisneto.
Confira a entrevista
POLITIZAÇÃO
O deputado Mendonça Filho (União-PE) acusou o presidente Lula de “usar o palanque” na crise do tarifaço de 50% decretado pelo presidente Donald Trump sobre as importações brasileiras, em vez de procurar a negociação.
A declaração foi dada neste sábado (9), em um… pic.twitter.com/J4gNKPqlWR
— Ricardo Antunes (@blogricaantunes) August 9, 2025